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#67987
No século XV, durante o "achamento" do Brasil, a carta de Pero Vaz de Caminha para o rei de Portugal sobre os monopólios culturais, econômicos e políticos da nova terra representou um inovador recurso de comunicação e informação de suma importância na consolidação da história no país. Analogamente, a internet tem papel semelhante nas relações sociais cotidianas, sendo a principal via de interlocução na sociedade, tornando-se assim uma potencial ferramenta de democratização do conhecimento, apaziguando as barreiras da desigualdade e ampliando os horizontes educacionais.

Em primeiro plano, vale salientar o potencial informativo das atuais redes tecnológicas, sendo que desde notícias mais recentes até os acontecimentos mais remotos da humanidade estão registrados no mundo virtual. Em contraste, a obra de George Orwel, 1984, aborda uma sociedade distópica em que o governo opressor controla a inteligência artificial para filtrar o caráter dogmático disponível, sujeitando os personagens à alienação. Sendo assim, a internet livre é a principal arma contra políticas ditadoriais, garantindo a democracia e mitigando as "Bolhas sociais" de desinformação brasileiras.

Ademais, a construção de uma globalização informativa proporciona uma maior distribuição equitativa da educação, pois os dispositivos ofertados pela rede permitem que os usuários disponham de cursos, aulas e outros recursos de forma a prolongar as oportunidades de obter ensino. Nessa perspectiva, segundo a constituição de 1988, todos os indivíduos tem o direito a educação, dessa forma a internet ampliaria a abrangência dos direitos humanos, entretudo, as disparidades econômicas impossibilita a efetivação e afeta o desenvolvimento do Brasil.

Em suma, para se tornar possível uma sociedade desalienada e ufruindo dos seus direitos propagados na Carta Magma, é preciso que o Ministério da Educação oferte mais ferramentas tecnológicas nas instituinções escolares, por meio de aumento nos recursos financeiros fornecidos para a educação, distribuídos em aquisição de laborários de informática, dispositivos eletrônicos e aulas voltadas a inclusão tecnológica. Somente assim, a propagação de informação no Brasil, inicializada no século XV, será possível para toda a população brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#68014
No século XV, durante o "achamento" do Brasil, a carta de Pero Vaz de Caminha para o rei de Portugal sobre os monopólios culturais, econômicos e políticos da nova terra representou um inovador recurso de comunicação e informação de suma importância na consolidação da história no país. Analogamente, a internet tem papel semelhante nas relações sociais cotidianas, sendo a principal via de interlocução na sociedade, tornando-se assim uma potencial ferramenta de democratização do conhecimento, apaziguando as barreiras da desigualdade e ampliando os horizontes educacionais.
* Cuidado com o gerúndio -ndo

Em primeiro plano, vale salientar o potencial informativo das atuais redes tecnológicas, sendo que desde notícias mais recentes até os acontecimentos mais remotos da humanidade estão registrados no mundo virtual. Em contraste, a obra de George Orwel, 1984, aborda uma sociedade distópica em que o governo opressor controla a inteligência artificial para filtrar o caráter dogmático disponível, sujeitando os personagens à alienação. Sendo assim, a internet livre é a principal arma contra políticas ditatoriais, garantindo a democracia e mitigando as "Bolhas sociais" de desinformação brasileiras. [faltou melhorar argumentação, só arrematou o assunto do repertório]

Ademais, a construção de uma globalização informativa proporciona uma maior distribuição equitativa da educação, pois os dispositivos ofertados pela rede permitem que os usuários disponham de cursos, aulas e outros recursos de forma a prolongar as oportunidades de obter ensino. Nessa perspectiva, segundo a Constituição de 1988, todos os indivíduos têm o direito a educação. Dessa forma, a internet ampliaria a abrangência dos direitos humanos, entretanto, as disparidades econômicas impossibilita a efetivação e afeta o desenvolvimento do Brasil. [faltou arrematação]

Em suma, para se tornar possível uma sociedade desalinhada e usufruindo dos seus direitos propagados na Carta Magma, é preciso que o Ministério da Educação oferte mais ferramentas tecnológicas nas instituições escolares, por meio do aumento nos recursos financeiros fornecidos para a educação, distribuídos em aquisição < seria melhor usar a palavra: formação, instauração, montagem, enfim...] de laboratórios de informática, dispositivos eletrônicos e aulas voltadas a inclusão tecnológica. Somente assim, a propagação de informação no Brasil, inicializada no século XV, será possível para toda a população brasileira.
#68212
VitoriaCarvalho escreveu:@Andree @vitoriaca @Felipe082 @jherodrigues @3m1ly @Ashiley @sixthero @eurodrigo @Helenamora
@cassiahso
Poderiam corrigir minha redação? Passo na de vocês também.

Oiii 🤗
Posso sim, vou corrigir com base nos meios conhecimentos de redação e sujeita a erros okay?

Vamos lá

Tema: A internet como ferramenta para a democratização do conhecimento

INTRODUÇÃO:

No século XV, durante o “achamento” do Brasil, a carta de Pero Vaz de Caminha para o rei de Portugal sobre os monopólios culturais, econômicos e políticos da nova terra representou um inovador recurso de comunicação e informação de suma importância na consolidação da história no país. Analogamente, a internet tem papel semelhante nas relações sociais cotidianas, sendo a principal via de interlocução na sociedade, tornando-se assim uma potencial ferramenta (1) de democratização do conhecimento, apaziguando as barreiras da desigualdade e ampliando os horizontes educacionais.

COMENTÁRIOS:
- Começou com repertório cultural ✓
- Relacionou o repertório com o tema ✓
- Finalizou o parágrafo ✓
*Ao meu ver faltou um encaminhamento argumentativo

DESENVOLVIMENTO 1

Em primeiro plano, vale salientar o potencial informativo das atuais redes tecnológicas, sendo que desde notícias mais recentes até os acontecimentos mais remotos da humanidade estão registrados no mundo virtual. Em contraste, a obra de George Orwel, 1984, aborda uma sociedade distópica em que o governo opressor controla a inteligência artificial para filtrar o caráter dogmático disponível, sujeitando os personagens à alienação. Sendo assim, a internet livre é a principal arma contra políticas ditadoriais, garantindo a democracia e mitigando as “Bolhas sociais” de desinformação brasileiras.

COMENTÁRIOS:
- ditatoriais
- argumentação ✓
- repertório ✓
- por mim pode tirar o brasileiras

DESENVOLVIMENTO 2

Ademais, a construção de uma globalização informativa proporciona uma maior distribuição equitativa da educação, pois os dispositivos ofertados pela rede permitem que os usuários disponham de cursos, aulas e outros recursos de forma a prolongar as oportunidades de obter ensino. Nessa perspectiva, segundo a constituição de 1988, todos os indivíduos tem o direito a educação, dessa forma a internet ampliaria a abrangência dos direitos humanos, entretudo, as disparidades econômicas impossibilita a efetivação e afeta o desenvolvimento do Brasil.

COMENTÁRIOS:
- Constituição
- têm
- repertório ✓
- nesse parágrafo senti falta de um aprofundamento argumentativo, vc falou praticamente a mesma coisa do D1
- entre tudo
- possibilitam
- fechamento de parágrafo✓

CONCLUSÃO:

Em suma, para se tornar possível uma sociedade desalienada e ufruindo dos seus direitos propagados na Carta Magma, é preciso que o (1)Ministério da Educação (2) oferte mais ferramentas tecnológicas nas instituinções escolares, por meio de (3) aumento nos recursos financeiros fornecidos para a educação, distribuídos em aquisição de laborários de informática, dispositivos eletrônicos e aulas voltadas a inclusão tecnológica. Somente assim, a propagação de informação no Brasil, inicializada no século XV, será possível para toda a população brasileira

COMENTÁRIOS:

- no azul sugiro substituir por "permeada pela efetivação dos direitos..."

--Proposta de intervenção--

Agente (1) ✓
Ação (2) ✓
Meio/modo (3)✓
Detalhamento (4)✓
Finalidade (5) faltou

* A sua última frase é um EFEITO que retoma o início do seu texto, ótima maneira de finalizar a redação, porém, acabou faltando a finalidade da sua proposta de intervenção.
Vc poderia ter colocado logo depois do seu detalhamento

Ex: "[...] aquisição de laborários de informática, dispositivos eletrônicos e aulas voltadas a inclusão tecnológica, (5)com o intuito de democratizar o conhecimento. Somente assim[...]"


Considerações:

Sua redação tá bem estruturada viu? Aí tem uns pontos para serem melhorados mas vc tá no caminho certo, parabéns por todo seu esforço e dedicação!

Recomendo vc pesquisar e estudar sobre:

- Estratégias argumentativas
- Estrutura do parágrafo de desenvolvimento
- Como elaborar uma Proposta de intervenção-- completa
- Encaminhamento argumentativo na introdução

Isso são os pontos que precisam ser melhorados tá? Vê uns vídeos sobre e vc vai ficar profissional

Recomendo os canais:

Prof Henrique Araujo
Fada da Redação
Lucas Felp


Espero ter ajudado, qualquer coisa me chama!
Boa estudos. Bjsss ❤️
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oiii glauberx1 , agradeço e respeito a su[…]

EmillyySilva poderia me ajudar a corrigir essa r[…]

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Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

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