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Por besourokafka
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#129242
Com a chegada da internet e dispositivos móveis, há uma facilidade de navegar por sites que distribuem informações de variados assuntos. No entanto, os benefícios da informatização a curtos passos contrastam com os malefícios que tal facilidade impõe, como a fake news, problemática a qual, infelizmente reside, ainda, na atualidade. Nesse sentido, cabe analisar os benefícios e malefícios das informações expostas nas redes.
  Em primeiro lugar, a informação na palma da mão contribui para a sua disseminação à diversas pessoas. A exemplo disso, durante o isolamento social causado pela pandemia, a informação nas telas tornou-se crucial para conexão, entretenimento e educação dos cidadãos, com as aulas de ensino à distância no YouTube ou em outras plataformas. Com isso, a internet consolidou-se e pode-se dizer que é, hoje, a fonte de informação mais utilizada entre as pessoas.
Em segundo lugar a facilidade de compartilhar conteúdos abre espaço, também, para pessoas mal intencionadas. Nesse viés, assim como a disponibilidade de informação desburocratizada proporciona facilidade na absorção de conhecimento, o qual, Nelson Mandela afirma ser a ferramenta para mudar o mundo, tal conhecimento pode ser corrompido, devido o compartilhamento de notícias falsas como nas propagandas enganosas, as quais prejudicam os consumidores de tais informações e produtos. Desse modo, medidas devem ser tomadas para resolver esses conflitos.
   Portanto, para a informação legítima abranger os cidadãos, o Governo, órgão administrador da Nação, deve informar a população por meio da criação de sites verídicos do próprio Governo que desmistifiquem notícias falsas. A fim de promover o conhecimento defendido por Mandela aos cidadãos da Nação.











Podem corrigir por favor? :geek:
@lais458
@angelosuf
@fluttershy
@Deivson123
@d3senheira
@Katsmoking
@Felipe082
 @Myllene02
@Mylike
@EuDavila
@JoaoPedro72
@Casey12
@LeighTeabing
 @Mary890 0
@EmillyySilva
@geoca
@Higorvaz
@amiran54125
@TiagoCruz7
@Higorvaz
@Joao007
@Hygor
@ManoelSan n
@Lyh0610
@DaviHudson

@Joao007
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por lais458
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#129325
@besourokafka

- Sua introdução apresenta o tema de forma clara, porém poderia ser mais objetiva ao delimitar o problema central que será discutido no texto.
- Sugestão: Procure apresentar uma tese mais assertiva logo na introdução, indicando com maior precisão qual será o foco da sua argumentação.
- Seu primeiro parágrafo desenvolve bem a ideia dos benefícios da disseminação da informação através da internet e exemplifica com um caso concreto (aulas online durante a pandemia).
- No segundo parágrafo, você aborda os malefícios do compartilhamento indiscriminado de informações falsas, mas seria interessante explorar mais exemplos ou dados estatísticos para embasar essa argumentação.
- É fundamental fortalecer seus argumentos com dados concretos e exemplos relevantes para sustentar suas análises.
- Utilize referências confiáveis e atualizadas para enriquecer sua argumentação e tornar seu texto mais consistente.
- Sua proposta de intervenção aponta para a criação de sites governamentais como forma de combater as fake news, o que é válido. Porém, seria interessante detalhar melhor como esses sites funcionariam na prática e como seriam divulgados à população.
- Faltou uma conclusão que retomasse os principais pontos discutidos no texto e reforçasse sua posição sobre o tema proposto.

Em resumo, sugiro que você busque ampliar seus repertórios sociocultural e argumentativo nas próximas redações, utilizando exemplos variados e dados consistentes para fundamentar suas análises. Além disso, trabalhe na estrutura textual do seu texto para garantir uma progressão lógica das ideias ao longo do desenvolvimento do tema escolhido.

Espero ter ajudado! Se tiver alguma dúvida ou quiser enviar outra redação para correção, estou à disposição!
1
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Por besourokafka
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#129375
@Caiunao, Em primeiro lugar não estabelece coesão? :o Você pode dizer uns conectivos pra começo de parágrafos?
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Por Caiunao
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#129395
besourokafka escreveu:@Caiunao, Em primeiro lugar não estabelece coesão? :o Você pode dizer uns conectivos pra começo de parágrafos?
Opaaa! Vamos lá:
Uma coesão exigida pela C4, da qual estamos falando, é a conexão interparagrafal, ou seja, entre um parágrafo e outro, dando continuidade e relacionando eles.
Vamos analisar o conectivo usado "Em primeiro lugar"
Se você for parar pra pensar, a única funcão que ele promove é a de ordem de argumentos, isto é, não possui nenhum artifício de ligação ao parágrafo anterior. Talvez fique mais fácil pensando assim: pense que você vai resolver uma coisa com alguém. Se você chega falando

- opção 1: "Fulano, em primeiro lugar, vamos resolver a parte que envolve blablabla..."
Percebe que nessa opção não há necessidade de explicar ou entender nada antes?

- opção 2: "Fulano, diante desse cenário que está acontecendo, vamos resolver a parte que envolve blablabla..."
Dessa vez, caso a outra pessoa não se lembre o cenário ao qual você estava se referindo ela não vai entender.

O que eu quero dizer com essa gambiarra?
O segundo caso expõe claramente que há uma relação da fala que está prestes a ser dita com algo passado associado, entende?

PORÉM...
Vale dizer que há alguns corretores do próprio ENEM que consideram esse conectivo polêmico como uma forma de coesão, ao passo que há muitos outros que não consideram.

Concluindo, eu sugiro que use operadores argumentativos de coesão CLAROS, pra mostrar pro cara que estiver corrigindo que você sabe o que faz e não fornecer margem pra ele pontuar um desvio e, consequentemente, penalizar você na sua nota.
E, como você pediu, deixo aqui alguns pequenos exemplos de operadores pra usar sobretudo no D1 (segundo parágrafo da redação)
Diante desse cenário
Sob esse viés
Diante desse panorama
...

Bons estudos, mano! Espero ter te ajudado. Deus te abençoe!!!
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