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#78387
O passo inicial ao jovem para ingressar no mercado de trabalho está cada vez mais difícil e competitivo. O jovem precisa ser perfeitamente qualificado para determinada vaga, exigindo cursos e experiência anteriores. A grande dificuldade é que em nosso país existem muitos jovens qualificados para poucas oportunidades de emprego.
Vale ressaltar,a grande importância das empresas ao contratar jovens aprendizes, pois desde cedo os qualificam e adquirem experiências para futuramente tentar um cargo melhor na empresa. Os adolescentes também precisam ter consciência e responsabilidade em sua atividade escolar.
No entanto, as empresas buscam funcionários na maior idade, fornecendo poucas oportunidades para o jovem aprendiz. Quando-os contratam o salário é extremamente baixo e muitos não contém vale alimentação e vale transporte.
Contudo, o governo junto com as grandes ingressar privadas, devem criar mais projetos e programas para os adolescentes. Começando um emprego desde a adolescência o funcionário constrói mais responsabilidade e segurança em si mesmo, e ainda o órgão industrial garante empregados de confiança em grandes cargos para sua instituição.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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COMPETÊNCIAS E ELEMENTOS
(C1)
(C2) | Tese
(D1) | (D2)
(C4) | (C4) | Conectivos interparágrafos
(C5)

O passo inicial ao jovem para ingressar no mercado de trabalho está cada vez mais difícil e competitivo. (1) O jovem (2) precisa ser perfeitamente qualificado para determinada vaga, exigindo cursos e experiência anteriores. (3) A grande dificuldade é que em nosso país existem muitos jovens qualificados para poucas oportunidades de emprego (tese) .
(2) Essa palavra está dentro da frase do tema então vou desconsiderar, mas cuidado com a repetição (C4) .
---> A introdução começou bem, mas só por sugestão (não acrescenta ponto nem nada, mas ajuda a dissertar) pode usar um repertório também

Vale ressaltar, (4) a grande importância das empresas ao contratar jovens aprendizes, pois desde cedo os qualificam e adquirem experiências para futuramente tentar {tentarem} um cargo melhor na empresa. (5)Os adolescentes também precisam ter consciência e responsabilidade em sua atividade escolar.
(4) Se não houver algum deslocamento ou isolamento que precise da vírgula, entre o sujeito e o verbo não deve colocar esse sinal de pontuação.
---> Você expôs mas não está claro sua argumentação, uma dica aqui seria mostrar qual a conclusão obtida por meio das informações escolhidas e deixar claro a ideia que você quer passar com tais fatos. (C3). Além disso, não tem repertório para dar base à sua opinião (C2) .

No entanto, as empresas buscam funcionários na maior idade {maioridade}, fornecendo poucas oportunidades para o jovem aprendiz. (6)Quando-os {Quando os} contratam o salário é extremamente baixo e muitos não contém (7) {contêm} vale alimentação e vale transporte.
(7) https://www.conjugacao.com.br/verbo-conter/
---> Novamente as frases do seu texto não demonstram a relação entre as informações, assim como não trouxe repertório. Uma pequena dica com frases clichês https://querobolsa.com.br/revista/95-ci ... ao-do-enem, mas pode usar tanto estatísticas, que são mostradas na próprios textos motivadores (ou algum que você incrivelmente lembra), quanto música, filme e livros, entre outros elementos artísticos conhecidos que você acompanha (essa é a dica mais prática)


Contudo, o governo junto com as grandes ingressar privadas (agente), devem criar mais projetos e programas para os adolescentes (ação). (8) Começando um emprego desde a adolescência { , } (9) o funcionário constrói mais responsabilidade e segurança em si mesmo (detalhamento), e ainda o órgão industrial garante empregados de confiança em grandes cargos para sua instituição (finalidade) .

(1) (3) (5) (6) (8) Busque colocar expressões conectivas. Lembre-se que você quer convencer alguém através da sua lógica, então deixe claro sua sequência ou relação de ideais e conecte bem tanto dentro dos parágrafos quanto entre eles.

(9) A oração subordinada está deslocada para o início da frase, então tem que ter uma vírgula entre ela e a oração principal.
---> Ficaram "pontas soltas" na sua redação: mesmo que a intervenção seja dar mais oportunidades para os adolescentes, mas e aqueles com 18 anos ou um pouco mais? Então isso não engloba todos os jovens. Outra questão é não ter uma solução para o problema de que essa parcela da população precisa também saber conciliar com suas atividades escolares (tal como foi sugerido no 2° parágrafo). Além disso, mesmo que sejam dadas oportunidades, como se garante que os beneficiados terão um salário adequado assim como vale refeição e afins (citados no 3° parágrafo)?


---> Parece que você não planejou tão bem quais informações iria usar

É isso o que consegui ver, me desculpa por qualquer equívoco, se precisar pode me procurar que tento ajudar. Um pequeno desabafo meu aqui: As vezes a gente põe a alma na redação e sei bem como é frustrante ver que não foi tão bem quanto gostaria, na real é bem difícil corrigir e expor alguns erros de uma maneira mais branda, mas use o que der para você se aprimorar ;)

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