Avatar do usuário
Por Drpdc
Quantidade de postagens
#123726
Em sua obra "Ensaio sobre a cegueira", o escritor português José Saramago descreve uma cidade fictícia, Na qual paulatinamente, as pessoas vão ficando cegas. Na trama o autor usa dessa alegoria para criticar a falta de altruísmo e cooperação no mundo contemporâneo, em que os indivíduos se preocupam cada vez menos com o bem-estar coletivo. Ao transpor a ficção e analisar a atual conjuntura brasileira, percebe-se que a obra exemplifica a realidade vivenciada no país, uma vez que que a insegurança alimentar representa uma enigmática que não recebe a devida atenção no território nacional. Nesse contexto, deve-se analisar com a negligência estatal é a desigualdade social impulsionam tal problemática com o intuito de solucioná-la.
Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante da do problema no Brasil. Segundo o geógrafo Milton Santos, em seu texto "As cidadanias Mutiladas", a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo, em sua totalidade. São homogeneamente desfrutando. Todavia, no contexto hodierno, a passividade do Estado distancia a população negligenciada dos direitos constitucionais garantidos como o direito ao alimento. À medida que a insegurança alimentar no Brasil assola a vida de milhões de pessoas diariamente, Dessa forma, enquanto a máquina pública negligênciar suas responsabilidade o problema perdurá os direitos dos cidadãos que continuaram a ser mutilados de forma sistemática.
Ressalta-se, ademais, que a desigualdade social potencializa esse cenário. Nesse viés, segundo o filme da Netflix "fome de sucesso", que conta a história de uma família que luta para sair da margem da pobreza, a protagonista começa a trabalhar em um renomado restaurante e vê sua vida mudar completamente quando começa a desenvolver pratos especiais para o cardápio, sendo assim a protagonista que sonhava em ser chefe de cozinha vê seu sonho se tornar realidade, quando consegue sustentar sua família com o seu novo emprego dos sonhos . Assim como na ficção a realidade não é muito diferente, muitas famílias lutam para conseguirem ter melhores condições de vida. Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações sociais efetivas que tange à reversão desse contexto, fragilizando com isso a cidadania plena do país.
Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portando cabe ao Estado em função de promotor do bem-estar social, a ação de auxílio vale alimentação para as famílias em vulnerabilidade social, tal ação terá como finalidade abaixar os altos índices de insegurança alimentar no país, Assim, à luz da perspectiva de Saramago , podemos mitigar a cegueira moral que permeia essa questão. :roll: :twisted: :twisted: :cry: :oops: :lol: :o :geek: :geek:
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Sherlane
Quantidade de postagens
#125108
"Olhos que olham são comuns. Olhos que vem são raros", a máxima do autor Oswaldo Sanders revela a cegueira contemporânea a frente dos males que assolam. Nesse sentido, é essencial relacionar essa cegueira ao cenário desolador da insegurança alimentar, potencializado tanto pela má distribuição de renda tanto pela desmobilização de políticas voltadas a cooperativas populares. Dessa maneira, faz-se imprescindível uma democrática discussão acerca desses impasses, a fim de mitigar essa cegueira hipócrita, que está consolidada na coletividade brasileira. Sob esta lógica, a má distribuição de recursos financeiros acentua a problemática. Para solidificar tal ideia, é possível retomar o raciocínio da escritoria, Clarice Linspector, "não basta existir, é preciso também pertencer", em outras palavras, pessoas com vulnerabilidade econômica podem ter maior dificuldade em acessos a alimentos de qualidade. Tornando notório que, a ausência de dinheiro diminui a quantidade de mantimentos, outra vez que o preço de alguns aumentam. Presumindo assim, que a problemática é causada pela desigualdade social.
Outrossim, a falta de mobilização de acesso a políticas de alimentação também contribui para o óbice. Na constituição federal, artigo 6, se contextualiza "São direitos sociais, a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a providência social, a proteção a maternidade e a infância, a assistência a desamparados". Nesse viés, a situação se encontra oposta, com uma comunidade tão grande necessitando de ajuda, pouco se há investimentos para o combate a pobreza e escassez de alimentos. Logo, é urgente a ânsia de corrigir esses desafios.
Infere-se, portanto, que o imbróglio precisa ter suas fundações desfeitas. Cabendo assim, ao poder executivo, órgão que governa o povo e administra os interesses públicos, incentivar em programas de alimentação, por meio de investimentos em ONGS, restaurantes públicos, com a finalidade de reduzir a fome no Brasil. Além disso, a mídia social, realizando a transmissão de informações para a população referente ao assunto, para incentivar nesse processo. Quiçá, nessa via não teremos mais uma "pedra no caminho", como ressaltou Carlos Drummond de Andrade
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Insegurança alimentar no Brasil
por FernandaCSo    - In: Outros temas
0 Respostas 
44 Exibições
por FernandaCSo
Insegurança alimentar no Brasil
por michamartins    - In: Outros temas
0 Respostas 
44 Exibições
por michamartins
Insegurança alimentar no Brasil
por EllenAdNaCo    - In: Outros temas
6 Respostas 
339 Exibições
por marianix
6 Respostas 
289 Exibições
por grilaoo
4 Respostas 
759 Exibições
por Mylena2314
Insegurança alimentar no Brasil
por Dorr    - In: Outros temas
0 Respostas 
41 Exibições
por Dorr
0 Respostas 
70 Exibições
por raisssa
Insegurança Alimentar no Brasil
por Gihtxr    - In: Outros temas
4 Respostas 
146 Exibições
por Gihtxr
Insegurança alimentar no Brasil
por Aluevellyn    - In: Outros temas
0 Respostas 
38 Exibições
por Aluevellyn
A insegurança alimentar no Brasil
por Totosa    - In: Outros temas
1 Respostas 
54 Exibições
por Ivel
Ingualdade entre as pessoas

Segundo a premissa do artigo quinto da constitui&c[…]

Apesar de já termos passado pelo perí[…]

Tema Redação ENEM 2023

Samara102006 Mylike JoaoPedro72 Drpdc […]

O estigma associado ao vírus HIV é u[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM