Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante da do problema no Brasil. Segundo o geógrafo Milton Santos, em seu texto "As cidadanias Mutiladas", a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo, em sua totalidade. São homogeneamente desfrutando. Todavia, no contexto hodierno, a passividade do Estado distancia a população negligenciada dos direitos constitucionais garantidos como o direito ao alimento. À medida que a insegurança alimentar no Brasil assola a vida de milhões de pessoas diariamente, Dessa forma, enquanto a máquina pública negligênciar suas responsabilidade o problema perdurá os direitos dos cidadãos que continuaram a ser mutilados de forma sistemática.
Ressalta-se, ademais, que a desigualdade social potencializa esse cenário. Nesse viés, segundo o filme da Netflix "fome de sucesso", que conta a história de uma família que luta para sair da margem da pobreza, a protagonista começa a trabalhar em um renomado restaurante e vê sua vida mudar completamente quando começa a desenvolver pratos especiais para o cardápio, sendo assim a protagonista que sonhava em ser chefe de cozinha vê seu sonho se tornar realidade, quando consegue sustentar sua família com o seu novo emprego dos sonhos . Assim como na ficção a realidade não é muito diferente, muitas famílias lutam para conseguirem ter melhores condições de vida. Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações sociais efetivas que tange à reversão desse contexto, fragilizando com isso a cidadania plena do país.
Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portando cabe ao Estado em função de promotor do bem-estar social, a ação de auxílio vale alimentação para as famílias em vulnerabilidade social, tal ação terá como finalidade abaixar os altos índices de insegurança alimentar no país, Assim, à luz da perspectiva de Saramago , podemos mitigar a cegueira moral que permeia essa questão.









Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.