Primordialmente, a desigualdade escancarada é um dos fatores que contribuem para essa situação. Acerca disso, o filósofo inglês Thomas Hobbes aborda uma ilha fictícia e formulada denominada "Utopia", a qual seria uma espécie de nação ideal para se viver, onde há uma população honesta e pacífica. No entanto, ao se analisar o contexto nacional, se encontra uma lacuna entre a teoria e a proposta constituinte, uma vez que os indivíduos de grande poder aquisitivo não se compadecem dos mais necessitados. Diante desse cenário, é inaceitável tal conduta, em pleno século XXI, ainda se perpetuar no Brasil.
Ademais, a disfuncionalidade das práticas do Estado Federal dificulta o caso. Sob esse viés, o escritor brasileiro Gilberto Dimenstein, em sua obra "O Cidadão de Papel", afirma que as instituições governamentais são eficazes na teoria, mas na prática, descumprem com seus objetivos promissores. Sendo assim, comparando a problemática com a ideia sobredita, se constata uma analogia com a situação brasileira, sendo que embora seja impossível erradicar a fome no país, o Governo não se dispõe a amenizar a porcentagem mínima dos necessitados. Dessa forma, devido à normalização desse impasse, a problemática é agravada no meio social.
Portanto, algumas atitudes são cruciais para amenizar a fome e a insegurança alimentar. Para isso, o Governo Federal, por meio de práticas viáveis, deve instituir um canal que leve cestas básicas aos territórios onde a fome é mais evidente. Ademais, o Ministério da Saúde, em conjunto com a Mídia, deve tratar da questão da vitalidade dos necessitados, conscientizando os espectadores, mediante os meios de comunicação, sobre as consequências da escassez alimentar em muitos lares. Com isso, ambos contêm a finalidade de garantir uma sociedade mais justa e segura. Por fim, com tais ações, a Carta Magna será cumprida plenamente no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.