prover os direitos humanos à saúde e à alimentação. Entretanto, o quadro alarmante de
desnutrição no Brasil, configura uma chaga na conjuntura brasileira contemporânea.
Desse modo, é válido destacar que a falta de educação alimentar e a desigualdade social
são os intensificadores negativos dessa pauta.
Sob essa ótica, é lícito postular a ausência de campanhas educativas para conter a
ignorância populacional sobre a boa alimentação. Durante a Revolução Industrial,
houve o aumento exacerbado de alimentos processados em fábricas, o qual reflete
diretamente no corpo social atual, que, frequentemente, substitui uma dieta saudável
pela praticidade dos itens industrializados. Segundo a análise dos pesquisadores da
Universidade de São Paulo, indivíduos que se alimentam de itens processados têm uma
queda do desempenho cognitivo 28% maior dos que mantém uma rotina alimentar
saudável. Destarte, torna-se fulcral a reformulação dessa postura social urgentemente.
Ademais, é crucial explorar o efeito da discrepância social como outro agente
influenciador do revés. Nesse âmbito, insta pontuar a pobreza como principal causa da
insegurança alimentar, a qual, infelizmente, configura um frequente cenário no
cotidiano do Brasil. Conforme a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança
Alimentar e Nutricional, entre novembro de 2021 e abril de 2022, 125,2 milhões de
pessoas convivem com a subalimentação, o qual corresponde a 58,7% do vernáculo
brasileiro. Partindo desse pressuposto, observa-se que a negligência estatal, contribui
negativamente uma vez que se mostra indiferente na elaboração de políticas públicas
inclusivas. Assim, torna-se indispensável, que as esferas de poder mudem seu
posicionamento diante do impasse.
Depreende-se, portanto, que há a urgência medidas para erradicar essa problemática
notória na estrutura do Brasil. Desse modo, cabe à mídia propagar a conscientização da
boa alimentação por meio de recursos audiovisuais, a fim de que a população tenha
educação alimentar. Além disso, o Poder Legislativo, deve promover leis inclusivas que
permitam a assistência social de famílias com baixa renda, a fim de que o corpo social
tenha segurança alimentar e o objetivo da PENAN possa, enfim, ser alcançado
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.