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A Constituição Federal de 1988 determina os direitos que os cidadãos detém, incluindo ao bem-estar e à saúde. Entretanto, ao observar a insegurança alimentar no Brasil, nota-se que na prática é bastante diferente, uma vez que ninguém deveria apresentar dificuldades para obter alimentação para si próprio e sua família. Logo, tudo isso ocorre, sobretudo, por causa das desigualdades sociais, além da falta de apoio governamental.

Dessa forma, as desigualdades sociais são um dos fatores que agravam a problemática. Sendo assim, ao afirmar em sua célebre canção "O Tempo não Para", o poeta Cazuza, faz de certo modo, uma comparação entre o passado e o futuro. De fato, ele estava certo, pois diversas desigualdades são realidades no país, desde o seu "descobrimento" em 1500. Portanto, isso acaba afetando a questão alimentar, pois quando há a má distribuição de dinheiro, consequentemente muitos ficam sem condições financeiras de nem mesmo comprar sua comida, ainda mais com os preços subindo cada vez mais. Levando esse contexto em conta, é necessário urgentemente se tomar medidas para mudar a insegurança alimentar.

Ademais, vale ressaltar também a falta de apoio governamental como um marcador da insegurança alimentar no Brasil. Acerca disso, segundo o filósofo Noberto Bobbio, a insegurança humana é uma qualidade intrínseca ao homem capaz de lhe dar o direito ao respeito e à consideração por parte do Estado. Todavia, é notável que o poder público não cumpre seu dever, visto que não viabiliza recursos suficientes os quais tangem à alimentação populacional. Assim, isso é perceptível pelo fato de que a falta de nutrientes leva a perda do bem-estar de quem sofre. Em razão disso, é inadmissível que nada seja feito.

Em virtude de tudo abordado, é inegável a necessidade de fazer algo contra a insegurança alimentar no Brasil. Para isso, cabe ao Ministério da Cidadania, criar um programa que ajude pessoas em vulnerabilidade alimentar - através das divulgação de propagandas em canas abertos, como Globo, os quais conscientizem a população a doar alimentos para serem entregues aos inscritos no projeto - a fim de que todos tenham comida. Diante disso, aos poucos a problemática será solucionada no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

A invisibilidade dos "cidadãos"

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RubiArtes ,

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