Convém ressaltar, em primeiro plano, que a disparidade na divisão dos meios alimentícios é um atenuante na situação de insegurança alimentar. Mas não pode-se esquecer que este é um problema antigo do Brasil, como vê-se na música Xibom Bombom, de 1999, onde o grupo canta: "O rico cada vez fica mais rico e o pobre cada vez fica mais pobre". Portanto, a má distribuição de alimentos é diretamente ligada com a condição da música, onde as pessoas com uma alta renda sempre terão mais recursos para alimentar-se, ao passo que os menos favorecidos sempre terão incertezas sobre suas refeições diárias.
Já em segundo plano, é indubitável que o desleixo público contribui grandemente com a conjuntura de desperdício alimentar. Visto que o Brasil é um dos maiores produtores alimentícios do mundo, mas nem por isso torna-se exemplo do aproveitamento de uma parte da produção. Assim, pode-se afirmar que o governo relaxou nas medidas de combate a fome, preocupando-se somente com os lucros do país e esquecendo-se que os proletários das baixas classes também são importantes para a economia da nação.
Portanto, vê-se inquestionável a ação dos Governadores promoverem atos semanais em grandes feiras ou centros de distribuição para recolher alimentos que seriam desperdiçados, levando-os para cozinhas solidárias, afim de haver uma melhor distribuição e evitar largamente o desperdício, por meio da ajuda monetária e empresarial do Governo Federal. Para que, assim, a incerteza alimentar e o desperdício de alimentos no Brasil sejam resolvidos com êxito.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.