Segundo o IBGE em uma pesquisa feita em 2019 entre pessoas acima de 18 anos um a cada quatro brasileiros estão obesos. O equivalente a 41 milhões de pessoas. De certa forma, tais números estão ligados a vários aspectos, como o sedentarismo e a influência das redes sociais. Chips empanados, cafés gelados e fast-foods são exemplos absurdos da romantização da alimentação imprópria pelos meios digitais.
A influência negativa desses meios causa um desequilíbrio elevado das ideias positivas e saudáveis ensinadas por especialistas. Como dado na 3° lei de Newton, toda ação tem uma reação o que desencadeia o consumo excessivo de nutrientes, e, consequentemente a obesidade. Receitas fáceis e inusitadas despertam o desejo e a curiosidade naqueles que assistem, fazendo com que testem e tais receitas desencadeando a alimentação irregular e a geração de problemas futuros como diabetes e alto índice de colesterol por exemplo.
Sendo assim, portanto, o Ministério da Educação deve promover artigos para a conscientização principalmente dos jovens, e a supervisão de produtores de conteúdo para que seus vídeos não influenciem radicalmente e nem ultrapassem os meios corretos e saudáveis de alimentação. Visto que uma rotina saudável não seja tediosa como muitos pensam, mas, sim uma forma de melhorar a saúde pública.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.