Precisamos compreender que, com a falta de acolhimento e o bullying nos campos estudantis, uma pessoa pode sofrer sim, psicologicamente e ter certas atitudes maliciosas. A violência familiar e a pobreza, podem ser fatores onde leva esses jovens a cometer tais atos, devido à falta de amor e oportunidades na vida. Também existem diversos jogos que contém caráter violento e podem ser refletidos em nosso mundo real, como o Resident Evil que contém lutas e armas no jogo, onde ficar antenado naquilo pode contribuir para pensamentos negativos e estimular a cometer tais atos. Não existe uma única causa para esses comportamentos, os jogos são capazes sim de influenciar igual às novelas, filmes e revistas, agora depende de como o jogador vai lidar com isso e se vai trazer bons resultados ou não, pois dependendo do psicológico da pessoa as coisas podem ficar feias.
Então seria bom olharmos para o lado, ver se nosso coleguinha está bem e dar uma ajuda, precisamos ser solidário com as pessoas em nossa volta para que exista menos ódio e influências ruins. Usar as redes sociais em nosso favor, divulgar jogos mais pacíficos e compartilhar publicações com condição de acolhimento, podem ser bastante útil em uma sociedade instável e preconceituosa. Não sabemos o que se passa com uma pessoa, mas apenas algumas palavras podem mudar o dia dela para melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 70
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.