Em primeira análise, evidência-se a análise comparativa, onde os adolescentes se espelham em pessoas famosas, as quais esbanjam uma "vida perfeita" com roupas caras e viagens internacionais. Logo, isso culmina em sentimentos de inadequação e a perseguição por padrões sociais inatingíveis. Sob essa ótica, o escritor francês, André Gide, disse: "aquele que não se conhece será comandado", com essa visão ele quis enfatizar a importância do autoconhecimento para uma autonomia própria, o que se vê em falta em razão do argumento citado anteriormente. Dessa forma, conclui-se o entrave que as mídias se tornam, impedindo uma autenticidade e a inaptidão na tomada de decisões.
Além disso, é notório que as mesmas provocam o que chamamos de feedback continuo, que em resumo, é a busca incessante por elogios e curtidas. Desse modo, os adolescentes acabam "apostando" sua autoestima e perdendo sua autoimagem, ou seja, eles não conseguem saber quem são ou quem deveriam ser, já que estão a todo momento se adequando de acordo com os comentários das postagens, assim como pré-citado na canção "Filter". Consoante a isso, entendemos o domínio que as redes exercem, e como elas impactam na vida dessas pessoas.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham a amenizar esses comportamentos autodestrutivos. Dessa maneira, cabe a escola, pais ou responsáveis, criar palestras e fornecer apoio psicológico, por meio de verbas governamentais, a fim de preservar a saúde mental dos adolescentes e garantir uma formação de identidade saudável, isto é, as palestras podem ser feitas em lugares públicos ou no âmbito escolar, ensinando métodos de auto aceitação e instruindo os pais a apoirem seus filhos psicologicamente. Somente assim, à partir da visão de André Gide, construiremos uma sociedade com pessoas autênticas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.