Em uma primeira análise, é importante destacar que uma das causas desse problema é a falta de diálogo desses jovens com seus parentes, tendo como motivação a utilização de determinados equipamentos. Sob esse aspecto, os pais não participam da vida escolar dos filhos, o que ocasiona negligencia das duas partes. Evidencia-se,portanto, que isso é prejudicial,já que, que elas de tornam prisioneiras do mundo virtual e cada vez mais distantes do real. Em um trecho da obra cinematográfica é apresentada essa frase:" Não gosto de pensar que não controlo minha vida." Paralelamente, a mídia age desse modo com as pessoas. Consequentemente,isso gera o controle dos mesmos por tais meios de comunicação.
Além disso, uma das consequências dessa problema é a má formação dos adolescentes no âmbito escolar. Nessa perspectiva, ao passarem horas utilizando esses dispositivos não conseguem aprender, e muitas vezes por dormirem tarde não conseguem ter bom rendimento no outro dia na esca. Dessa forma, o impasse persiste devido à falta de consciência desses cidadãos, bem como dos responsáveis, que permitem que eles sejam" viciados em tecnologia".
Portanto, é dever do governo federal, aliado ao Ministério da Educação, por meio de palestras e eventos em locais públicos, com o auxílio de psicólogos, ensinar aos jovens que eles não devem deixar que um celular lhes " controle", e que existem ações mais proveitosas para realizarem como, por exemplo, organizar um horário da rotina para estar com a família. E consequentemente, será desenvolvido nos adolescentes, um pensamento crítico e que cultiva valores, também, as tecnologias não influenciaria suas ações. Desse modo, haverá a saída da Matriz, a fim de retardar o distanciamento entre familiares devido à tecnologia.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada