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Por Thanzinha
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A revolução industrial foi um processo de inovação tecnológica que teve início no século XVIII. Promoveu avanços no campo da informática, robótica, telecomunicações e demais áreas. Atualmente, a influência da tecnologia tem aumentado progressivamente, a modernidade dos aparelhos e a praticidade em fazer pagamentos pelo celular são pontos positivos desse avanço. Porém, há também lados negativos como: o distanciamento das relações sociais e a ausência da educação digital que influenciam o comportamento dos brasileiros no âmbito telecomunicativo.
Em primeira análise, a era do século XXI é totalmente globalizada, pode-se comunicar com qualquer pessoa em todo o mundo com apenas um clique. Entretanto, da mesma forma que as tecnologias aproximam pessoas elas também afastam. Segundo o site "o tempo", redes sociais prejudicam relações entre amigos e familiares. Dessa forma, a ausência de diálogo, o estar presente em momentos únicos e o cuidado de simplesmente ouvir alguém são perdidos gradativamente. E o pior de tudo é que muitas vezes essas coisas acontecem e as pessoas não percebem e quando vêem já é tarde.
Ademais, o método tradicional de ensino fica cada vez mais para trás, visto que, os jovens de hoje tem acompanhado e se adaptado constantemente às mudanças que ocorrem no meio tecnológico. Segundo Steve Jobs, fundador e criador da Apple, "a tecnologia move o mundo". Nesse sentido, é de extrema importância que as escolas e instituições de ensino modernizem seus métodos educativos a um âmbito mais digital. Optando em alguns momentos trocarem os livros e quadros por uma tela de computador, democratizando assim as metodologias em sala de aula.
Portanto, é certo que, a inserção telecomunicativa seja implementada cada vez mais em sociedade. Assim, cabe ao ministério da educação (MEC), órgão responsável pelo ensino brasileiro investir em políticas públicas que visem modernizar as formas de ensino nas escolas. Por meio da habilitação de professores em processos mais dinâmicos de aprendizagem, a fim de proporcionar aos alunos uma melhor qualificação educacional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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