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Mídia BBB: Boa, às vezes banal e bastante manipuladora.

A mídia é um dos pilares do poder mundial, visto que pode promover ou desvanecer uma pessoa ou assunto em velocidade impressionante, como a ascensão de Juliette pelo Big Brother ou o “sumiço” do aumento do fundo eleitoral ofuscado pelas fumaças escuras de tanques de guerra “ameaçadores”. Mas ela é essencial para a formação da sociedade, pela divulgação de fatos, ciência e conhecimento. Então há algum modo de avanço “sustentável” da mídia? Isso é algo bom ou ruim?
Durante os Jogos Olímpicos de 1936, na Alemanha nazista, o governo alemão usou grandes artifícios propagandísticos para manipulação de massas. Na primeira olimpíada televisionada os ideais militaristas, racistas e antissemitas ficaram mascarados por uma visão de um país aberto, pacífico e tolerante, desde sempre a população sofre manipulação. Por outro lado, se não fosse pela mídia, a ciência não teria se desenvolvido e se tornado quase mundial e a Guerra do Vietnã, por exemplo, teria terminado de um jeito diferente (uma vez que foi a primeira guerra cujos acontecimentos o mundo inteiro podia saber).
Se não fosse pela mídia, grande parte da população não teria consciência da gravidade da pandemia de Covid-19, e outra grande parte não teria sido alienada pela fala de negacionistas influentes, dentre eles alguns líderes mundiais. Os discursos sobre preocupação ambiental da ativista Greta Thunberg foram espalhados e influenciaram pessoas a pensarem no meio-ambiente, isso graças a mídia.
É perceptível que pode ser boa ou ruim, basta saber selecionar os fatos corretamente, para isso acontecer é preciso instrução. As escolas precisam, desde cedo, ensinar as crianças a se questionarem sobre o que veem e ouvem, para sempre buscarem a verdade com fatos, ciência e consciência. Esse tópico deveria ser incorporado, pelo Ministério da Educação, em todas as escolas nas aulas de história, sociologia e estudo da língua portuguesa. Um povo educado e consciente jamais será manipulado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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