Avatar do usuário
Por Tiodopave
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#65461
A Islândia ocupa o primeiro lugar em rankings de países seguros e com baixa taxa de criminalidade, diferentemente do Brasil, que possui presídios superlotados e com condições insalubres. A superlotação e a reinserção dos presidiários na sociedade são alguns dos problemas que arruínam o sistema carcerário brasileiro.
A desigualdade social é um dos fatores que eleva o índice de criminalidade, gerando a superlotação nas penitenciarias. De acordo com a pesquisa publicada pelo G1 em 2019, 69,3% das prisões brasileiras estão acima da capacidade de ocupação, consequentemente, a situação das cadeias acaba sendo extremamente precária, facilitando a proliferação de doenças e infecções, como também incitando rebeliões entre os prisioneiros, como aconteceu no complexo penitenciário Anísio Jobim, em Manaus, no ano de 2017.
Outro problema que tem afetado o sistema prisional é a reinserção dos detentos no meio social, tendo em vista que dentro das prisões o número de penitenciários que estudam ou trabalham é mínimo, pois não há medidas socioeducativas eficazes que preparem esses indivíduos para viver em sociedade. Assim, com a ineficácia dessas medidas a maioria dos presos tornam a cometer crimes. É inaceitável esse cenário, pois apesar das verbas destinadas ao investimento da educação prisional, o sistema está em colapso.
Diante do impasse são necessárias ações que possa resolvê-lo. Cabe ao Governo Federal juntamente com o Ministério da Justiça, monitorar rigidamente as verbas destinadas a melhoria da infraestrutura dos presídios, bem como das práticas educativas. Além disso, buscar parceria com o Ministério da Educação (MEC), para que promovam novos métodos educativos obrigatórios dentro das penitenciarias. Tais medidas visam combater os respectivos problemas de forma precisa e democrática, assim como acontece na Islândia.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
157 Exibições
por giezg
0 Respostas 
79 Exibições
por grazif
0 Respostas 
74 Exibições
por NATANSSOUZA
0 Respostas 
135 Exibições
por LyviaRios
0 Respostas 
93 Exibições
por Joseduardo06
0 Respostas 
106 Exibições
por Alice111
0 Respostas 
54 Exibições
por pheliozx
0 Respostas 
48 Exibições
por pheliozx
0 Respostas 
42 Exibições
por scynue
2 Respostas 
143 Exibições
por Bressiani

Poderia corrigir minha redação? Desd[…]

Na série televisiva nacional "Segu[…]

A série brasileira "bom dia,Ver&oc[…]

O avanço da tecnologia e o aumento do uso d[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM