Primordialmente, é lícito ressaltar que a negligência governamental, indubitavelmente, atua como potencializadora desse entrave. Analogamente a isso, alude-se o termo “Cidadania Mutilada” conceituado por Milton Santos, geógrafo brasileiro, o qual aponta que a democracia só é concretizada quando conquista a universalidade do corpo social, ou seja, quando os direitos são desfrutados de forma igualitária. Nesse contexto, é notório que a “Cidadania Mutilada” é materializada na sociedade brasileira, visto que, os deficientes físicos não usufruem dos mesmos direitos que o restante da população. Deste modo, fica claro que a negligência governamental coaduna no agravamento desse cenário deletério.
Ademais, é de extrema importância salientar a irrefutável influência que o silenciamento exerce sobre a dificuldade de inclusão dos deficientes físicos no Brasil. Nessa lógica, tem-se o termo “Atitude Blasé” conceituado pelo sociólogo e filósofo alemão, Georg Simmel, o qual demonstra que a sociedade contemporânea é formada por indivíduos incapazes de reagir aos estímulos à sua volta. Nessa perspectiva, é evidente que o silenciamento ocorre pelo fato dos cidadãos não reagirem aos estímulos ao seu entorno, dificultando a inclusão dos deficientes físicos no Brasil. Destarte, é notório que o silenciamento contribui para asseverar esse panorama lamentável.
Infere-se, portanto, a necessidade de mitigação dos obstáculos em prol da inclusão dos deficientes físicos na sociedade brasileira. Assim, cabe ao Ministério da Educação (MEC) inserir programas que tratem sobre a inclusão dos deficientes físicos no Brasil, por meio de palestras sobre o assunto instituições de ensino, a fim de ampliar a visibilidade desse grupo. Tal programa deve ser implementado em instituições públicas e privadas. Dessa forma, poderá ser revertida a afirmação do livro “O cidadão invisível”
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Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.