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A existência de personagens com alguma deficiência nos quadrinhos da Turma da Mônica, como Luca e Dorinha, se mostra como um mecanismo importante no debate e inclusão destas pessoas à sociedade. Tal iniciativa surge como resposta ao capacitismo presente no Brasil que deprecia estes indivíduos e priva-os do pleno exercício de sua cidadania.
Em princípio, destaca-se o imaginário coletivo de inferiorização de pessoas com deficiência (PcD). Do isolamento em suas casas às políticas de extermínio na Alemanha nazista, ter alguma deficiência foi tido por muito tempo como sinônimo de vergonha e imperfeição. Infelizmente, resquícios desta concepção ainda ecoam na contemporaneidade, embora estejam mascarados pelo sentimento de pena. Essa atitude ignora o fato de que as PcD não são inferiores às pessoas sem deficiência, o que dificulta o processo de independência e aceitação.
Ademais, esta parcela da população enfrenta cotidianamente os desafios que uma sociedade pouco inclusiva impõe a ela. Seja na educação, mercado de trabalho ou espaços públicos, a falta de planejamento e acessibilidade adequadas para atender às necessidade das PcD é um traço comum que desvela a falha do Estado na garantia dos direitos constitucionais destes cidadãos, gerando a marginalização e perda das potencialidades destes ao convívio social.
É necessário, portanto, a adoção de medidas que busquem aumentar a inclusão das PcD à sociedade. Nesse sentido, o Ministério da Educação deve investir na acessibilidade nas escolas por meio do treinamento de professores e ensino de Libras aos alunos, além de equipar as instituições de ensino com o aparato necessário ao ensino destas pessoas. Dessa forma, espera-se a gradual formação de uma sociedade que reconhece e aceita as diferenças tal como proposto nos quadrinhos de Mauricio de Sousa.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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