• Avatar do usuário
#78856
Tema: A inclusão social do deficiente físico em questão no Brasil.



A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 5, o direito a igualdade como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase quando se observa a falta de inclusão a deficientes físicos, dificultando deste modo a universalização deste direito social tão importante. Diante disso, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em uma primeira análise deve-se ressaltar a ausência de mediadas governamentais para combater a falta de inclusão social a deficientes físicos no país, uma vez que a estrutura das cidades, lojas, espaços públicos, bancos, etc, muitas das vezes, não são estilizadas para essas pessoas se locomoverem de forma adequada, dificultando, deste modo, a inclusão social dos indivíduos com deficiência física. Uma reportagem, passada pelo programa jornalístico "Fantastico", comparou o Brasil com a Coreia do Sul, pois lá todos os ambientes, como, ruas, centros comerciais, eventos culturais, etc, são adequados para receber pessoas com todos os graus de deficiências possíveis, garantindo, dessa forma, lazer, segurança, independência e em primeiro lugar, a inclusão entre as pessoas, o que, infelizmente, não acontece no Brasil. O grupo Coreanp de K-pop, "BTS" lançou uma música, "Parmision to dance", no seu novo álbum, "Butter", que utilizou a linguagem de sinais em sua coreografia, o que gerou repercussão mundial e vários elogios ao grupo, por decidirem celebrarem a diversidade e inclusão no universo musical.

Quase 24% dos brasileiros (45 milhões de pessoas) possuem alguma deficiência, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas apenas 1% está inserido, de forma ativa, no mercado de trabalho, esses números são significativos e a partir deles pode-se observar que a inclusão social não está presente do dia a dia da população brasileira. Muitos enfrentam dificuldades de inserção social, e exercer uma função profissional pode ajudar a ultrapassar essas dificuldades. Apesar da importância e da obrigatoriedade legal, a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal, infelizmente, ainda é muito pequena.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Por isso é, imprescindível que, dever do Governo Federal - poder Executivo no âmbito da União criar políticas de reestruturação das cidades de todo o país, através de parcerias com empresas públicas, privadas e ONGS, para que os deficientes físicos que residem no Brasil tenham mais liberdade para se locomovem e, também, a criação de programas especializados em incluir deficientes ao mercado de trabalho, através de acordos com pequenas e grande instituições, para que essas pessoas obtenham experiência e organização profissional. Assim, torna-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

São muitos os casos de impunidade do sistem[…]

Bom dia pessoal, JoaoPedro72 , muito obrigado p[…]

Agora que lembrei que não é poss&iac[…]

Esquecimento histórico

A Constituição Federal de 1988, docu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM