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Por Tristo
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#78140
Nos jogos paralímpicos, é visto que o comitê brasileiro vem conquistando muitas medalhas nas últimas edições, em que chegou a mais de 100 medalhas de ouro na história em 2021, mostrando como o país vem investindo cada vez mais nas pessoas com deficiência no esporte. Isso leva a sociedade pensar como o Brasil investe para o auxílio dessas pessoas, também fora desse tópico, e quais os tipos de problemas que essas pessoas encontram no país, no qual envolve principalmente a discriminação e a falta de inclusão social.

No mundo, não é difícil achar pessoas que rebaixam outras por apresentar deficiências que elas não tem. Isso se dá pelas raízes da sociedade desigual, onde se privilegia uma minoria, deixando os outros à margem da sociedade, distante de oportunidades iguais. É necessário que desde a escola até o trabalho, se busque maior inclusão das pessoas deficientes de forma igualitária, em que seja contra qualquer ato de discriminação e que se tenha as mesmas condições para estudar e trabalhar.

Nos últimos anos é visto que há uma maior comoção para o auxílio de pessoas deficientes. Com a Lei Brasileira de inclusão entrando em vigor, o Brasil mostra que busca maior igualdade na sociedade, no qual auxilia essas pessoas a ter os mesmos direitos que todos na sociedade e ajuda a elas conviverem tranquilas. Ainda assim é visto que há muito trabalho para ser feito, como por exemplo nas ruas, construindo calçadas de forma que cadeirantes possam andar tranquilamente e ter mais opções para esse tipo de pessoa em locais públicos.

É necessário que os Setores Trabalhista e Público ajude na maior inclusão de deficientes na sociedade. Como em locais públicos, onde deficientes tem problemas, deve-se por melhorias nas ruas e nos transportes públicos precários onde podem se instalarem ou locomover mais facilmente, colocando um programa auxiliar em cada estado para que fiscalizem o que podem fazer em pró dessas pessoas. Outrossim cabe ao setor trabalhista ajustar a forma como o trabalho funciona para essas pessoas, colocando um órgão fiscalizador para ver se cada empresa emprega essas pessoas de forma justa e igualitária.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por thayolivb
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#78157
Nos jogos paralímpicos, é visto que o comitê brasileiro vem conquistando muitas medalhas nas últimas edições, em que chegou a mais de 100 medalhas de ouro na história em 2021, mostrando como o país vem investindo cada vez mais nas pessoas com deficiência no esporte. Isso leva a sociedade pensar como o Brasil investe para o auxílio dessas pessoas, também fora desse tópico, e quais os tipos de problemas que essas pessoas encontram no país, no qual envolve principalmente a discriminação e a falta de inclusão social.

No mundo, não é difícil achar pessoas que rebaixam outras por apresentar deficiências que elas não tem. Isso se dá pelas raízes da sociedade desigual, onde se privilegia uma minoria, deixando os outros à margem da sociedade, distante de oportunidades iguais. É necessário que desde a escola até o trabalho, se busque maior inclusão das pessoas deficientes de forma igualitária, em que seja contra qualquer ato de discriminação e que se tenha as mesmas condições para estudar e trabalhar.

Nos últimos anos é visto que há uma maior comoção para o auxílio de pessoas deficientes. Com a Lei Brasileira de inclusão entrando em vigor, o Brasil mostra que busca maior igualdade na sociedade, no qual auxilia essas pessoas a ter os mesmos direitos que todos na sociedade e ajuda a elas conviverem tranquilas. Ainda assim é visto que há muito trabalho para ser feito, como por exemplo nas ruas, construindo calçadas de forma que cadeirantes possam andar tranquilamente e ter mais opções para esse tipo de pessoa em locais públicos.

É necessário que os Setores Trabalhista e Público ajude na maior inclusão de deficientes na sociedade. Como em locais públicos, onde deficientes tem problemas, deve-se por melhorias nas ruas e nos transportes públicos precários onde podem se instalarem ou locomover mais facilmente, colocando um programa auxiliar em cada estado para que fiscalizem o que podem fazer em pró dessas pessoas. Outrossim cabe ao setor trabalhista ajustar a forma como o trabalho funciona para essas pessoas, colocando um órgão fiscalizador para ver se cada empresa emprega essas pessoas de forma justa e igualitária

Sugestão 1 - "nas últimas edições" é redundância pois "vem conquistando" já confere a ideia de algo atual/que está acontecendo no momento da fala. Se você tirar esse termo, seu período ficará mais coerente .
Sugestão 2 - sugiro mudar o conectivo "em que" para "uma vez que" pois esse último irá retomar o afirmado anteriormente pelo conectivo "visto que", ou seja, é uma prova do que você disse anteriormente. Assim seu texto ficará mais coeso .
Erro 3 - Use um conectivo, a palavra "isso" é pronome.
Erro 4 - "leva a sociedade a pensar" pode ser substituído por "depreende-se" ou "atesta-se". Em um texto dissertativo argumentativo, você não pode se incluir no texto, mas pode deixar implícito que quem depreende/atesta algo é você (o que a sociedade pensa sobre não é relevante pois o corretor quer saber a sua opinião)
Erro 5 - "Brasil investe" é redundância, você acabou de falar a mesma coisa no período anterior. Seja direto nas suas pontuações sem repetir termos e ideias, se não afetará a coesão do seu texto.
Erro 6 - Não encontrei tese na sua introdução, qual o seu posicionamento sobre o tema? lembre-se que a redação do enem é uma dissertação argumentativa portanto, pressupõe que você se posicione.
Erro 7 - expressão desnecessária que afeta a coesão do texto. Não tem porque ela estar na frase uma vez que não agrega em nada à ideia que você constrói nesse período.
sugestão 8 - sua introdução não está clara, é difícil entender o que você quis dizer, precisei ler inúmeras vezes. Tente reescrever com uma tese mais sucinta e clara e enumerações mais precisas.
Erro 8 - Use conectivo
Erro 9 - Use conectivo
Erro 10 - Seu tópico frasal tangencia o tema e não se conecta com o exposto no D1 e na introdução.
Erro 11 - Use repertório para validar/provar ou exemplificar seu ponto de vista
Erro 12 - Use outro conectivo para não repetir os mesmos que já foram usados até então no texto
Erro 13 - Use outro conectivo para não repetir os mesmos que já foram usados até então no texto + esse conectivo não se adequa a ideia que você quis passar + a grafia do conectivo está errado, o certo seria "a qual" pois se refere ao Brasil
Erro 14 - Use vírgula após "ainda assim"
Erro 15 - "por exemplo" deve estar separado por vírgulas
Erro 16 - seu D2 é contraditório. Veja bem: na introdução você enumera que os problemas são discriminação e falta de inclusão. Portanto, espera-se que no D2 você fale sobre a falta de inclusão mas de cara seu tópico frasal dá a entender que você está elogiando a condição atual quando você aponta que há maior comoção.
Erro 17 - Use conectivo no início de cada parágrafo, inclusive na conclusão.
Erro 18 - Setores trabalhistas e público de onde?? Seja mais específico
Erro 19 - "ajude é um termo inapropriado, sugiro o "propicie"
Erro 20 - Use conectivo
Erro 21 - Têm
Erro 22 - Instalar
Erro 23 - use conectivo
Erro 24 - Em prol
Erro 25 - Use vírgula depois de "Outrossim"
Erro 26 - informalidade
Sugestão 27 - Seu texto é de muito difícil entendimento e percebo que muito disso se deve ao fato de você não usar conectivos. Eles são fundamentais para a coesão e coerência, cobradas na competência 3 e 4. Sua introdução e conclusão estão muito difíceis de entender, é preciso ler várias vezes e tentar deduzir o que você quis dizer. Sugiro que você estude especificamente conectivos e tente implementá-los no seu texto.
Erro 27 - sua conclusão não possui os 5 elementos, falta finalidade + meio/modo na primeira proposta e meio/modo na segunda. Além disso, eu não sei se os agentes que você usou seriam contabilizados por um corretor do enem pois estão muito vagos, veja: setor trabalhista de onde? das empresas? do governo?
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Por thayolivb
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#78158
Se ainda tiver qualquer dúvida, me disponho a saná-las. Abraço!!
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Por Tristo
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#78209
Muito brigado pela correção. Vou estudar essas partes onde errei mais!
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