No mundo, não é difícil achar pessoas que rebaixam outras por apresentar deficiências que elas não tem. Isso se dá pelas raízes da sociedade desigual, onde se privilegia uma minoria, deixando os outros à margem da sociedade, distante de oportunidades iguais. É necessário que desde a escola até o trabalho, se busque maior inclusão das pessoas deficientes de forma igualitária, em que seja contra qualquer ato de discriminação e que se tenha as mesmas condições para estudar e trabalhar.
Nos últimos anos é visto que há uma maior comoção para o auxílio de pessoas deficientes. Com a Lei Brasileira de inclusão entrando em vigor, o Brasil mostra que busca maior igualdade na sociedade, no qual auxilia essas pessoas a ter os mesmos direitos que todos na sociedade e ajuda a elas conviverem tranquilas. Ainda assim é visto que há muito trabalho para ser feito, como por exemplo nas ruas, construindo calçadas de forma que cadeirantes possam andar tranquilamente e ter mais opções para esse tipo de pessoa em locais públicos.
É necessário que os Setores Trabalhista e Público ajude na maior inclusão de deficientes na sociedade. Como em locais públicos, onde deficientes tem problemas, deve-se por melhorias nas ruas e nos transportes públicos precários onde podem se instalarem ou locomover mais facilmente, colocando um programa auxiliar em cada estado para que fiscalizem o que podem fazer em pró dessas pessoas. Outrossim cabe ao setor trabalhista ajustar a forma como o trabalho funciona para essas pessoas, colocando um órgão fiscalizador para ver se cada empresa emprega essas pessoas de forma justa e igualitária.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.