• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#71239
A inclusão e ampliação da cidadania das pessoas trans no Brasil

O artigo 5° da Constituição Federal diz: "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e estrangeiros residentes no país à inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade", entretanto na prática relacionada ao sujeito trans é o oposto disso no Brasil. Havendo como problema a ausência dos Direitos Humanos das pessoas em questão aos transgênero na sociedade e o substancial preconceito sobre a identidade transexual no país.
Primeiramente, é fundamental citar algumas das causas da tranfobia no Brasil. Uma delas é a circunstância de não haver uma lei clara que proteja os transexuais. Outrossim, por vezes a negligência por parte do estado aos direitos básicos previstos por lei são negados, dificuldades como quando são lhes requisitados os documentos e neles incluir-se um nome, uma imagem antiga e até mesmo a voz que não lhe faz jus, fata de oportunidade de emprego e mormente a tranfobia amedrontam trangêneros.
É imprescindível ressaltar que, é constante a condição com que tais crimes ocorram, tornando-os cotidianos na vida de quem sofre e pede socorro pela ética e educação dos praticantes do ato inconstitucional. Assim afirmado pelo filósofo Emmanuel Kant: " O ser humano é aquilo que a educação faz dele". Deste modo, o corpo social brasileiro está tornando os seus aprendizados maternal e escolar impraticável com seu semelhante.
Portanto, medidas são essências para resolver o obstáculo. O Mec( ministério da educação) deve institui campanhas mediáticas em escolas, sobre o assunto para desenvolver a conscientização dos alunos, pais e responsáveis, de modo que entendam que a escolha individual de qualquer ser humano a sua identidade de gênero pertence a ele mesmo. E também para proteger os transexuais é importante que o governo crie leis de proteção a esses grupos, dessa forma os preconceituosos terão mais relação dos direitos humanos e efetuado a lei contendo: " O artigo 5° da Constituição Federal".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#71882
Olá! Sou nova na plataforma e ainda estou aprendendo a fazer redações mas irei te ajudar com o conhecimento que tenho.

Uma análise sobre o seu texto, tem uns Deslizes gramaticais, os seus argumentos foram bem escolhidos, a estrutura do seu texto está legal e na proposta de intervenção também temos um grande erro.

INTRODUÇÃO

A introdução é composta por três períodos (repertório sociocultural + tese + encaminhamento argumentativo).

No REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL, temos presente uma citação utilizada ( O artigo 5° da Constituição Federal).

Temos a TESE presente, (entretanto na prática relacionada ao sujeito trans é o oposto disso no Brasil. Havendo como problema a ausência dos Direitos Humanos das pessoas em questão aos transgênero na sociedade e o substancial preconceito sobre a identidade transexual no país.)

E na introdução temos também o ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO, mas ele não está presente na sua tese. O encaminhamento argumentativo não é necessário estar na introdução, mais é uma ótima alternativa pra quem não sabe ainda fazer redações. E muitos especialistas no assunto de fazer redações recomenda.

DESENVOLVIMENTO (1° parágrafo)

No desenvolvimento temos a seguinte estrutura (exposição do argumento + comprovação + problematização).

Na EXPOSIÇÃO DO ARGUMENTO, temos ( uma lei clara), sugiro trocar por uma lei específica, pois a sua exposição do argumento não está formal.

Não temos a COMPROVAÇÃO, ( a comprovação é aonde você vai utilizar um repertório sociocultural, pra comprovar que o argumento, que você utilizou).

E temos a PROBLEMATIZAÇÃO, que é aonde você vai defender o seu ponto de vista, a partir daquilo que você colocou na comprovação. Temos presente aqui (Outrossim, por vezes a negligência por parte do estado aos direitos básicos previstos por lei são negados, dificuldades como quando são lhes requisitados os documentos e neles incluir-se um nome, uma imagem antiga e até mesmo a voz que não lhe faz jus, fata de oportunidade de emprego e mormente a tranfobia amedrontam trangêneros.)

* e temos um erro gramatical (causas da 'tranfobia').

DESENVOLVIMENTO (2° parágrafo).

O segundo parágrafo de desenvolvimento segue um mesmo modelo do primeiro.

No segundo parágrafo do desenvolvimento não temos presente a EXPOSIÇÃO DO ARGUMENTO.

Na COMPROVAÇÃO, você citou (o filósofo Emmanuel Kant: " O ser humano é aquilo que a educação faz dele".)

E temos a PROBLEMATIZAÇÃO presente, (Deste modo, o corpo social brasileiro está tornando os seus aprendizados maternal e escolar impraticável com seu semelhante.)

CONCLUSÃO

A conclusão é dividida em (fechamento das ideias + proposta de intervenção + finalização de texto).

No FECHAMENTO DAS IDEIAS, temos presente a seguinte parte (Portanto, medidas são essências para resolver o obstáculo.)

A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO é dividida em Cinco partes.
1- AGENTE. Que é quem vai solucionar um problema. O agente escolhido foi O (MEC).
2- E temos a AÇÃO, que é o que o agente vai fazer para solucionar o problema. (campanhas mediáticas).
3- E temos o MEIO/MODO, QUE é o recurso utilizado pelo agente para praticar a ação. Mais ela não está presente no seu texto.
4- tenhos o DETALHAMENTO, que quando você vai explicar melhor Ação, como ela vai acontecer. Temos presentes aqui (em escolas). Mas temos um grande erro. A escola tem a função de formar cidadãos em sua vida acadêmica, questões sociais são resolvidas pelos pais, e pela própria sociedade, então a escola não é cabível nesse sentido. Como por exemplo empatia, o acabamento com preconceito isso não é realizado pela escola, ela não tem o dever de 'ensinar'. Então sugiro, que você tivesse colocado a mídia como agente, ou como outro detalhamento no caso se realmente escolhesse realmente o Mec.
5- No OBJETIVO, temos (dessa forma os preconceituosos terão mais relação dos direitos humanos).

E por fim temos a FINALIZAÇÃO, que você retoma uma citação ou utiliza uma frase genérica, e nesse caso você retomou uma situação que foi a Constituição Federal.

Análise sobre texto: foi bom! você só precisa estudar mais a estrutura da redação. Pois, não temos a introdução da forma correta, e também não temos o primeiro parágrafo do desenvolvimento na estrutura correta, e no segundo parágrafo parágrafo do desenvolvimento falta o argumento e, por fim, na conclusão temos alguns Deslizes sobre a proposta de intervenção. Sugiro estudar mais sobre as funções das instituições que você pode utilizar como agente.

PARABÉNS!!!✨✨✨👏👏👏
E DEIXO AQUI UM PDF QUE VAI TE AJUDAR E MUITO. 👇👇👇❤️❤️❤️

https://www.google.com/url?q=https://lu ... 8JWO9B9pUQ

Muito se tem discutido, recentemente, acerca das d[…]

nycolas2005 , muito obrigada, fico feliz pela cor[…]

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio &aacu[…]

Oiii rnjun , tudo bem??? Antes de começar[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM