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#78898
O mundo vive uma situação que aconteceu pouquíssimas vezes em sua história, a
pandemia da Covid-19, que já matou mais de três milhões de pessoas ao redor do mundo e
causou diversos outros problemas sanitários, econômicos e políticos. Devido a isso, milhões de
pessoas tiveram, de um dia para o outro, toda sua vida transferida para o meio digital, seja para
o trabalho, seja para o estudo. Neste momento, não estar na internet, é cada vez mais
comparado a estar excluído da sociedade, e, infelizmente, essa ainda é a realidade de muitos
brasileiros.
A inclusão digital deveria tratar de democratizar as novas tecnologias, e fazer com que
todos tenham acesso às ferramentas digitais. Infelizmente, como já citado anteriormente, isso
não é algo que acontece no Brasil, já que cerca de 4.8 milhões de estudantes (aproximadamente
17% dos estudantes brasileiros), não têm sequer acesso à internet, quem dirá a ferramentas
mais avançadas, e esta informação contraria a crendice de que somente nas zonas rurais o
acesso é precário, esse cenário acaba resultando no mal aproveitamento dos alunos no
ambiente escolar, já que estes não conseguem acompanhar as aulas de forma satisfatória,
podendo resultar na reprovação dos docentes ou até mesmo o abandono escolar.
Além de que, se utilizada da forma certa a tecnologia é uma ferramenta incrível de
potencialização do aprendizado, ajudando bastante no desenvolvimento mental das crianças,
afinal, imagens normalmente comunicam mais do que palavras e são mais fáceis de serem
compreendidas de forma correta. E não só do aprendizado escolar, já que existem infinitas horas
de vídeo aulas, indo das mais tradicionais, como física, química e matemática, a coisas que
muitas pessoas talvez nunca teriam acesso se não fossem esses vídeos, como por exemplo
programação, design e marcenaria, o que se torna uma grande porta para o mercado de
trabalho para algumas pessoas que poderiam não ter condições de estudar formalmente, seja
por falta de renda, seja pela necessidade de ajudar a família com a renda da casa.
A partir desses pontos, podemos inferir que a inclusão digital é algo necessário nos dias
de hoje, e que se implementada de forma correta trará um grande avanço para o aprendizado,
e desenvolvimento das pessoas, bem como para a especialização da mão de obra. Dessa
maneira, se faz necessário que o governo, em especial o MEC, crie um programa que possibilite
a distribuição das ferramentas tecnológicas necessárias para as famílias que necessitam. Isso será uma ótima porta para um futuro onde no Brasil exista uma população devidamente
capacitada, e diminua um pouco a tão grande diferença entre classes sociais existentes no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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