Primeiramente, é preciso salientar que o silenciamento é uma causa latente do problema. Segundo Foucault, na sociedade moderna muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Diante disso, verifica-se um problema em torno dos debates e da influência da mídia sobre a inclusão das pessoas com limitações. Isso contribui para o aumento da falta de conhecimento da população sobre a questão e para a lenta mudança na mentalidade social, fazendo com que os deficientes tenham casa vez menos espaço no mercado de trabalho, política, mídia etc. Assim, podendo prejudicar sua saúde psicológica e tornando a resolução do problema mais dificultada.
Em paralelo, outra causa para a configuração do problema é a insuficiência legislativa. No Brasil, existem decretos envolvendo a adaptação dos ambientes para deficientes físicos (como as rampas para cadeirantes e relevos para auxiliar deficientes visuais. Embora seja uma conquista, essas mudanças não são suficientes. Principalmente em razão da desigualdade social, que tem maior impacto nas pessoas que necessitam de tratamentos mais complexos e não são devidamente beneficiadas pelo governo e da educação, uma vez que a má administração da verba educacional faz com que nem todas as escolas estejam adaptadas para receber os alunos e professores com necessidades especiais.
Portanto, uma intervenção faz necessária. Para isso é preciso que a mídia promova campanhas e palestras com pessoas que sirvam de exemplo para concientizar a população e reverter o preconceito contra as pessoas com limitações físicas. Não só a mídia, mas também o governo deve desenvolver adaptações mais eficazes para a inclusão dessas pessoas nos ambientes e oferecer mais benefícios na área da saúde. A partir dessas informações, a resolução do problema será possível e poderá se consolidar um Brasil mais inclusivo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.