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Por victoriaeve
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No Brasil, o sistema prisional sofre grandes precariedades, dificultando a reabilitação de detentos e trazendo grandes adversidades ao convívio social quando o ex-detento já se encontra em liberdade. A falta de colaboração do Estado para a recuperação dos presidiários e sua inclusão, tanto no mercado de trabalho quanto na sociedade, faz com que esses cidadãos voltem a cometer crimes, quando tudo o que se encontra é preconceito e portas fechadas.

Como caso análogo, no livro "Diário de um Detento" de Letícia Cristiane, inspirado na música dos Racionais MC's (que possui o mesmo nome), mostra que a realidade de um detento dentro da cadeia contribui para que o indivíduo permaneça na vida do crime, pois o tratamento dentro das cadeias é de natureza repugnante, ferindo os Direitos Humanos. Os detentos sofrem com a falta de higiene, limpeza, e as comidas são servidas estragadas. Dentro do presídio, o detento não recebe educação ou trabalha, como está disposto na Lei de Execução Penal (LEP).

Nesse contexto, compreende-se que a forma como presidiário é tratado na penitenciária e os recursos que são oferecidos durante o cumprimento de pena, refletem inteiramente na sua via pós-sanção. O maior desafio encontrado pelos ex-detentos é o preconceito da sociedade, onde no momento em que o egresso procura por um emprego, não consegue ser aceito. Além de que, no cenário contemporâneo, só são aceitos nas empresas os cidadãos que possuem estudos e qualificações, os quais fossem oferecidos durante o regime, simplificaria a ressocialização desses ex-detentos e sua inclusão no mercado de trabalho.

Portanto, de forma a contribuir para a diminuição do índice de criminalidade brasileiro e reinserir ex-detentos na sociedade como parte dela e, incluí-los também no mercado de trabalho, o Governo Federal juntamente ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e ao Ministério do trabalho, podem, por meio da verba destinada às penitenciarías, garanti-los uma melhor qualidade de vida e investimento na educação, trabalhos comunitários, além de Organizações voltadas a ajudar egressos do sistema prisional na busca de empregos quando já libertos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por JoaoPedro72
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#92197
Análise Curta da Redação: Inclusão de Ex-Detentos

C1 – 160: Há poucas falhas em relação à língua portuguesa.
C2 – 160: O único repertório apresentado - ou seja, o livro “Diário de um detento” - não foi suficientemente produtivo.
C3 – 80: A sua argumentação, muitas vezes, é aplicada com um teor informativo, e não argumentativo, o que é observado, por exemplo, na grande quantidade de fatos, e não opiniões. Nesse sentido, mesmo considerando que esses pontos sejam opiniões suas, elas não dispõem de uma fundamentação adequada.
C4 – 160: Faltam, em algumas partes do seu texto, conectivos.
C5 – 160: Não encontrei o detalhamento da sua proposta de intervenção.

Nota final: 720. Já é uma boa nota, mas você pode, com certeza, melhorar! :D

O impossível era impossível, até que alguém tentou e conseguiu.
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