• Avatar do usuário
#68901
"O esporte fala uma língua que todos entendem". Essas foram as palavras de Nelson Mandela, importante ativista negro. Todavia é indispensável debater a falta de inclusão dos esportes na sociedade brasileira. Sendo assim, a falta de auxilio do Poder Público bem como a não prática de esportes por conta da falta de ferramentas colaboram para a persistência dessa problemática.
Em primeiro plan, é válido resaltar que na Constituição Ferderal de 1988, assegura que o lazer é direito dos cidadãos. Porém, isso não é posto em prática, segundo a OMS (Organizar Mundial da Saúde), 47% dos brasileiros não praticam nenhuma atividade esportiva. Logo, é notório a falta de apoio do governo, seja por falta de difícil acesso (cidades pequenas) ou o não investimento.
Ademais, os esportes tiveram origem na Grécia Antiga e visavam, dentre outros fatores, um aspecto físico. Em analogia, a escassez de prática de atividades esportivas pelos indivíduos também é uma consequência dessa problemática, visto que atualmente o esporte ainda não é capacitado para todos, como para os deficientes físicos por exemplo, pois faltam ferramentas para a inclusão desse grupo no meio do esporte, uma vez que a prática de esportes e atividades físicas não remetem somente ao físico.
Portanto, é imprescindível a adoção de medidas que visem assegurar que o esporte seja um mecanismo de interação social. Assim, faz-se necessário que o Ministério da Saúde em consenso com o Ministério da Cidadania, estimule o incentivo à prática de esportes na sociedade. Tal ação ocorrerá por meio de projetos sociais nas cidades e também nas escolas, onde irão mostrar a importância da prática de esportes, não só para o físico mas sim para a saúde do indivíduo. Ademais, seria importante a divulgação por meio de redes sociais de amplo alcance, como o Instagram, desse modo, a aparição de especialistas, profissionais capacitados e influenciadores digitais será utilizada para agregar autoridade, a fim de facilitar as informações e o acesso da população. Afinal é chegada a hora da informação revelar e mostrar, de fato, a importância da prática de esportes e descontruir barreiras propositalmente construidas, seja pelo governo bem como pela população.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Pirataria digital pode ser prevenida

No que se concerce a pirataria digital é um[…]

OLÁ JO! Tudo bem? Espero que seu dia est[…]

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS

Para o filósofo grego Aristóteles, q[…]

O peso de ser gentil

Cordialidade trata-se do bom recebimento e tratam[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM