• Avatar do usuário
#66359
Em um país onde os brasileiros estão cada vez mais insatisfeitos com seus governantes, surgem diversos movimentos sociais com o objetivo de mudar a situação em que vivem. A música “Para não dizer que não falei das flores” criada por Geraldo Vandré, exemplifica essa questão da insatisfação política. Ela resultou em uma mobilização contra a ditadura militar no Brasil que ocorreu em 1964 a 1985, suscitando movimentos estudantis e sociais. Contudo, infelizmente foram reprimidos e censurados pelo governo da época.
Todo ser humano nasce com um instinto de questionamento. Saber o “porquê” de estar sendo obrigado a fazer determinada coisa, torna-o um pensador crítico. Vemos as diversas formas de lutas por direitos e mudanças sociais que tem ocorrido no mundo, tudo isso, movido por um pensamento crítico que em coletivo, chegam à conclusão de que determinada situação não está correta ou deveria ser melhorada. Montesquieu é um exemplo dessa luta por mudanças, sendo um filósofo, escritor e político iluminista francês, se obtinha ao absolutismo presente na Europa. Seus ideais o levaram a criação, depois de muita luta, o sistema de tripartite, que rege hoje nossa constituição federal por exemplo. Tudo isso devido à uma reprovação da forma de governo predominante na época, sendo totalmente contra o poder despótico. Haja em vista que um dos objetivos era de melhorar a situação social, econômica e política daquela sociedade absolutista.
Ademais, pode-se citar a manifestação dos estudantes da escola técnica Presidente Vargas (Etec) em Mogi da Cruzes no ano de 2016. Os alunos insatisfeitos com a situação da alimentação na unidade, pediam um almoço “de verdade”, visto que comiam apenas biscoitos de água e sal (ou maisena) e um achocolatado nos dois intervalos que ocorriam na escola. Descontentes com a ocasião, protestaram no pátio da unidade e percorreram as principais ruas da cidade. O apogeu da paralisação foi dado quando tiveram que escolher entre ter uma refeição pela manhã e não ter outra à tarde, ou vice-versa. Uma das estudantes que participavam do protesto, diz que os estudantes possuíam e o direito de escolher ter as duas refeições, já que havia pessoas que estudava período integral na escola e não era adequado aquilo ocorrer. O Centro Paula Souza se posicionou depois de alguns dias e hoje, os alunos que estão matriculados na escola usufruem dos benefícios reivindicados pelos ex-alunos, sendo assim, na unidade atualmente possui alimentos secos pela manhã e um almoço em forma de self-service no período da tarde.
Portanto, vemos a necessidade de pessoas críticas e que sintam uma necessidade de bem-estar social. Essas pessoas, procuram o que é melhor para todos e pode-se incentivar isso com mais aulas de filosofia e sociologia, por exemplo, já que essas aulas fomentam essas ideias. É necessário instigá-las a serem mais críticas e procurarem melhorar o mundo atual. O apoio à movimentos sociais é de extrema importância, pois são eles uma das principais formas de mudanças na sociedade. De fato, o ditado “a união faz a força” é vultuoso dentro de um contexto em que um indivíduo é afetado socialmente, economicamente ou culturalmente, e cabe aos indivíduos mais próximos não serem submissos a situação e ir à luta para mudá-la.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Desemprego. Falência. Fome. Estas palavras d[…]

Desemprego. Falência. Fome. Estas palavras d[…]

A constituição Federal de 1988,docum[…]

No Brasil, cerca de 14 (quatorze) milhões d[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM