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Por Celsosilva
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Os acordos climáticos, como o Acordo de Paris de 2015, têm a participação de diversos países e organizações de renome na área científica e ambiental. Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), órgão composto por cientistas de várias nacionalidades, o aquecimento global é resultado da ação humana, especialmente da emissão de gases de efeito estufa. Esse consenso científico respalda a importância dos acordos como instrumento para enfrentar a crise climática.
Além disso, os acordos climáticos proporcionam o estabelecimento de metas e compromissos para a redução das emissões de carbono e a transição para fontes de energia limpa. Um exemplo disso é o compromisso da União Europeia em reduzir as emissões de carbono em 55% até 2030. Essas ações coordenadas são essenciais para conter o avanço do aquecimento global e evitar catástrofes ambientais.
Diante da urgência de enfrentar as mudanças climáticas, torna-se imprescindível a atuação conjunta dos países por meio de acordos climáticos. Como proposta de solução, é necessário que líderes globais, representando seus países, assumam a responsabilidade de aderir e honrar os compromissos acordados. Além disso, é crucial incentivar o desenvolvimento de tecnologias limpas e promover a educação ambiental nas escolas e comunidades, a fim de conscientizar a população sobre a importância de adotar práticas sustentáveis.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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