Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#61410
Desde o Iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. Sob essa óptica, vale destacar a importância do trabalho voluntário na população hodierna, em que se observa que essa questão está sendo negligenciada devido, sobretudo, à desvalorização desse trabalho e a contextos sociais. Logo, são necessárias medidas governamentais com intuito aumentar a valorização do voluntário.

Com efeito, entende-se que a prática do voluntário é muito importante para sociedade, porém ainda existem indivíduos que acreditam ser algo banal. Em relação a isso, segundo o filósofo iluminista Jean Jacques Rousseau "O homem nasce bom, e a sociedade o corrompe". Em outras palavras, não só, a sociedade corrompe o indivíduo, mas também faz com que perda seus valores de solidariedade e altruísmo. Consequentemente, o ser humano não dá um maior valor para os trabalhos voluntários, pois hodiernamente, não se é dado um devido mérito para a prática de algo sem fins lucrativos.

Ademais, vale destacar os problemas em que o contexto social está inserido contemporaneamente. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2019, apenas 4,3% da população realizava alguma categoria de trabalho sem fins lucrativos e na maioria das vezes eram mulheres que se dedicavam aos trabalhos domésticos. Como resultado, percebe-se um maior nível de individualismo social, fazendo com que a pessoa colabore para uma sociedade mais desigual e sem companheirismo. Assim, é de suma importância um crescimento dos trabalhos voluntários entre a população.

Portanto, é necessário dar uma maior importância para as práticas voluntárias nos dias atuais. Para isso, o Ministério do Trabalho deve alertar a população sobre os benefícios de hábitos solidárias, através de propagandas veiculadas na televisão e nas redes sociais, com a participação de empresários, com o fito de incentivar o indivíduo a aderir práticas sem fins lucrativos. Além disso, o Governo -órgão responsável por garantir o bem-estar social- deve apoiar campanhas que objetivam a criação de uma sociedade mais igualitária e coletiva. Desse modo, com essas medidas, a negligência para o trabalho voluntário deixará de ser um problema para o século XXI.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

dudaramos1 , por nada, precisando estamos aqui! 😘

Certo Parcialmente certo Errado Ausên[…]

3m1ly , muito obrigado 😊

Segundo Émile Durkheim “nosso ego&iac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM