Por Raff
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#48861
Promulgada em 1988, a Constituição Federal, prevê em seu artigo 6°, o direito ao acesso a saúde de qualidade de forma gratuita, a todos os cidadãos que necessitam. No entanto, os frequentes cortes verbais do Sistema Único de Saúde (SUS), demonstram o descaso dos governantes para com os direitos da população, e trazem à tona a importância da reivindicação de mudanças dessa realidade por parte dos cidadãos. Diante disso, é necessário medidas para que possa haver uma democratização ao acesso ao SUS para todos os cidadãos brasileiros.
Em primeiro lugar, é importante notar, que a corrupção afeta diretamente a questão da educação e da saúde pública, pois verbas que deviam ser usadas para estes, muitas das vezes são desviadas, por não ser uma prioridade política, o acesso a saúde de qualidade. Logo, a falta de investimentos é evidente nesse ramo, é notável ver isso, observando a falta de leitos, remédios e aparelhos em diversos hospitais públicos brasileiros. Com isso, a falta de leitos faz com que muitos pacientes fiquem em corredores aguardando, a falta de remédios de alto custo, ou a demora em receber o remédio, faz com que pacientes tenham que comprar gastando o próprio dinheiro, e a falta de equipamentos e aparelhos para tratamentos de doenças, faz com que muitos optem um hospital particular, mesmo não tendo muita condição, mas pelo fato de necessitar muito naquele momento do tratamento.
Além disso, a falta de incentivo por parte do governo em relação a prevenção de algumas doenças, agrava a já limitada capacidade de atendimento qualitativo que existe no SUS. Sendo assim, muitos médicos vendo que o hospital público está cada vez mais com condições precárias e baixa infraestrutura, desistem de trabalhar no hospital público, e escolhem só o emprego no hospital particular, ou trabalham lá, mas também trabalham em outro lugar. Isso afeta o SUS, que fica cada vez menos com profissionais dedicados 100% a eles, causando assim uma superlotação de pacientes nos corredores, que necessitam de atendimento com urgência, e que mesmo assim, esperam horas até conseguirem um médico profissional para atendê-los.
Diante dos fatos mencionados, medidas devem ser tomadas pelo Ministério da Saúde, para resolver a situação que se encontra o Sistema Único de Saúde, como, melhorar a infraestrutura dos hospitais públicos, para que nunca falte leitos, nem materiais básicos de primeiro socorros, e para que sempre tenha vários profissionais disponíveis para atendimento de todos. Além disso, o Governo devia criar uma lei, que proíba diminuir as verbas repassadas aos hospitais, mesmo em tempos de crise econômica, pois trata-se de um setor de extrema importância para toda a população, logo, a solução ideal para a resolução dessa problemática, seria cortar investimentos de setores não essenciais para a população e apenas investir na qualidade do hospital público, para que assim, todos possam desfrutar do SUS, de maneira eficiente, e benéfica.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por Kallen
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#48865
Competência 1 :
O seu texto apresenta poucos desvios gramaticais e ortográficos.
Competência 2:
Seu texto está basicamente expositivo, pois não possui fatos que comprovam os argumentos a partir de um ponto de vista.
Competência 3:
Os argumentos são bons mas precisa de maior veracidade.
Competência 4:
Não houve detalhamento do quê deve ser feito.
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