Diante desse cenário, o planejamento urbano proporciona aos habitantes uma melhoria na qualidade de vida, entretando o governo não busca por meios para que isso aconteça. Segundo os dados da Defesa Cívil, o temporal que ocorreu na cidade de Petrópolis situada no Rio de Janeiro, causou 152 mortes pelo deslizamento de terra, isso ocorreu pois as casas estavam em uma região em moros ingrimes com pouca arborização, com isso o solo cedeu pelo acúmulo de água, causando esse terrível acidente.
Ademais, é válido resaltar que o governo é negligente em colocar em prática o direito à moradia prevista pela Constituição Federal, segundo o IPEA a população de tua superou os 281 mil pessoas no Brasil em 2022. Com os altos preços de moradias nas grandes metrópoles, além dos impostos cobrados, a maioria da população não consegue usufruir desse direito, alguns chegando em situações de ruas ficando á merce de uma sociedade que só se preocupa consigo mesma, sem ajuda acabam morrendo de fome, sede ou de hipotermia (frio).
Portanto, fica evidente a necessidade de medidas que venham conter a falta do planejamento urbano. Para isso, cabe ao Poder Legislativo ( Responsável pela elaboração de leis e de fiscalizar o Poder Executivo), maiores fiscalizações na distribuição de verbas que são destinadas para as obras públicas, abrindo uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), contra as irregularidades que impedem o bom planejamento urbano, assim dando uma melhoria na qualidade de vida da população brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.