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Por Mayrita23
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#116427
O advento da globalização trouxe consigo melhorias na comunicação e no desenvolvimento urbano nas cidades. Contudo o Brasil enfrenta dificuldade em suas metrópoles, pois não é discutido a "A Importância do Planejamento Urbano para promover o bem estar da população brasileira", causando malefícios como doenças e perdas de casos por deslizamentos e enchentes, com a carência infraestrutural estas entraves não são resolvidas.
Diante desse cenário, o planejamento urbano proporciona aos habitantes uma melhoria na qualidade de vida, entretando o governo não busca por meios para que isso aconteça. Segundo os dados da Defesa Cívil, o temporal que ocorreu na cidade de Petrópolis situada no Rio de Janeiro, causou 152 mortes pelo deslizamento de terra, isso ocorreu pois as casas estavam em uma região em moros ingrimes com pouca arborização, com isso o solo cedeu pelo acúmulo de água, causando esse terrível acidente.
Ademais, é válido resaltar que o governo é negligente em colocar em prática o direito à moradia prevista pela Constituição Federal, segundo o IPEA a população de tua superou os 281 mil pessoas no Brasil em 2022. Com os altos preços de moradias nas grandes metrópoles, além dos impostos cobrados, a maioria da população não consegue usufruir desse direito, alguns chegando em situações de ruas ficando á merce de uma sociedade que só se preocupa consigo mesma, sem ajuda acabam morrendo de fome, sede ou de hipotermia (frio).
Portanto, fica evidente a necessidade de medidas que venham conter a falta do planejamento urbano. Para isso, cabe ao Poder Legislativo ( Responsável pela elaboração de leis e de fiscalizar o Poder Executivo), maiores fiscalizações na distribuição de verbas que são destinadas para as obras públicas, abrindo uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), contra as irregularidades que impedem o bom planejamento urbano, assim dando uma melhoria na qualidade de vida da população brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 133

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 133

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Tiago2112
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#116471
@Mayrita23 Bom dia, jovem. Li a sua redação e a sensação prevalente enquanto fazia a leitura é a confusão. Você se perdeu nas ideias, restando a evidência de que pouco planejou seu texto, e sim foi escrevendo e, no final, não o leu para saber se havia harmonia entre todas as partes. Bons estudos!
Nota: 520

Introdução
Um errinho muito comum é iniciar um parágrafo ou um período com artigo, como você fez. Para evitá-lo, use conectivos ou locuções que denotem a ideia. Recomendo as orações subordinadas substantivas subjetivas (nome meio grandinho, eu sei), que desempenham função sintática de substantivo em relação à oração principal. É aquele modelo de "é preciso que", "é notável que", é fato que", utilize-o.
Outra coisa ainda sobre esse período inicial é que você pode (e, de certa forma, deve) começar com alguma exemplificação relacionada ao tema, podendo ser alusão histórica, dados estatísticos, citação ou definição. Se não vier nada interessante a sua mente no momento de escrever, aproveite a coletânea, sempre há uma estatística possível de ser aplicada.
Passar o tema ipsis litteris para a sua redação não é legal também, ainda mais isolá-lo por aspas. Resuma-o, sintetize-o com as palavras-chave.
Instale na introdução seus dois argumentos de maneira clara e objetiva. Sugiro o seguinte: "[...] uma vez que o Brasil necessita de uma discussão justa sobre o planejamento urbano. Evidencia-se a problemática, então, pela carência infraestrutural, de modo a fomentar, consequentemente, atentados à vida humana. Nesse sentido, são urgentes medidas a fim de resolver o impasse/a entrave".
Vou mencionar aqui mesmo esse adendo. Já que você irá trabalhar com causa e consequência, obrigatoriamente o primeiro parágrafo de desenvolvimento tem de ser a causa e o segundo, a consequência, nunca o contrário.

1o Desenvolvimento
O tópico frasal é legal, só não gostei da parte em que fala que o Governo (sempre letra maiúscula) não busca resoluções. Troque por "requerer melhores meios de oportunizar o bem-estar da população".
Civil não tem acento, beleza?
Como você caracteriza a cidade de Petrópolis, o aposto é separado por vírgulas, portanto: "na cidade de Petrópolis, situada no Rio de Janeiro, [...]"
Até é bom o seu repertório, porém a forma como colocou ele ali ficou meio estranha. Sempre digo para sintetizar sua ideia, reduza as palavras a termos menores, mas de igual sentido.
Faltou a sua tese, o que você defende. Ok, apresentou uma notícia só que esqueceu de, sobre ela, desenvolver seu ponto de vista.

2o Desenvolvimento
O tópico frasal é bom. Deixe os dados para um próximo período, ou você os torna o tópico frasal, ou os joga para depois.
Agora você literalmente "tacou" um novo ponto de vista que não havia sido mencionado antes. Cheguei no segundo desenvolvimento perdido agora, porque não há uma linha de pensamento do texto. Embora seu argumento aqui seja considerável, ele não orna com aquilo estabelecido previamente, o que não dá coerência ao todo.

Conclusão
Bom, lembrou da explicação do agente (o que deve ser feito entre travessões, e não parênteses).
Me surpreendeu o que citou na proposta de intervenção, contudo, ela não me parece solucionar satisfatoriamente os dois argumentos.
1
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Por Mayrita23
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#116472
Tiago2112 escreveu:@Mayrita23 Bom dia, jovem. Li a sua redação e a sensação prevalente enquanto fazia a leitura é a confusão. Você se perdeu nas ideias, restando a evidência de que pouco planejou seu texto, e sim foi escrevendo e, no final, não o leu para saber se havia harmonia entre todas as partes. Bons estudos!
Nota: 520

Introdução
Um errinho muito comum é iniciar um parágrafo ou um período com artigo, como você fez. Para evitá-lo, use conectivos ou locuções que denotem a ideia. Recomendo as orações subordinadas substantivas subjetivas (nome meio grandinho, eu sei), que desempenham função sintática de substantivo em relação à oração principal. É aquele modelo de "é preciso que", "é notável que", é fato que", utilize-o.
Outra coisa ainda sobre esse período inicial é que você pode (e, de certa forma, deve) começar com alguma exemplificação relacionada ao tema, podendo ser alusão histórica, dados estatísticos, citação ou definição. Se não vier nada interessante a sua mente no momento de escrever, aproveite a coletânea, sempre há uma estatística possível de ser aplicada.
Passar o tema ipsis litteris para a sua redação não é legal também, ainda mais isolá-lo por aspas. Resuma-o, sintetize-o com as palavras-chave.
Instale na introdução seus dois argumentos de maneira clara e objetiva. Sugiro o seguinte: "[...] uma vez que o Brasil necessita de uma discussão justa sobre o planejamento urbano. Evidencia-se a problemática, então, pela carência infraestrutural, de modo a fomentar, consequentemente, atentados à vida humana. Nesse sentido, são urgentes medidas a fim de resolver o impasse/a entrave".
Vou mencionar aqui mesmo esse adendo. Já que você irá trabalhar com causa e consequência, obrigatoriamente o primeiro parágrafo de desenvolvimento tem de ser a causa e o segundo, a consequência, nunca o contrário.

1o Desenvolvimento
O tópico frasal é legal, só não gostei da parte em que fala que o Governo (sempre letra maiúscula) não busca resoluções. Troque por "requerer melhores meios de oportunizar o bem-estar da população".
Civil não tem acento, beleza?
Como você caracteriza a cidade de Petrópolis, o aposto é separado por vírgulas, portanto: "na cidade de Petrópolis, situada no Rio de Janeiro, [...]"
Até é bom o seu repertório, porém a forma como colocou ele ali ficou meio estranha. Sempre digo para sintetizar sua ideia, reduza as palavras a termos menores, mas de igual sentido.
Faltou a sua tese, o que você defende. Ok, apresentou uma notícia só que esqueceu de, sobre ela, desenvolver seu ponto de vista.

2o Desenvolvimento
O tópico frasal é bom. Deixe os dados para um próximo período, ou você os torna o tópico frasal, ou os joga para depois.
Agora você literalmente "tacou" um novo ponto de vista que não havia sido mencionado antes. Cheguei no segundo desenvolvimento perdido agora, porque não há uma linha de pensamento do texto. Embora seu argumento aqui seja considerável, ele não orna com aquilo estabelecido previamente, o que não dá coerência ao todo.

Conclusão
Bom, lembrou da explicação do agente (o que deve ser feito entre travessões, e não parênteses).
Me surpreendeu o que citou na proposta de intervenção, contudo, ela não me parece solucionar satisfatoriamente os dois argumentos.
Poderia citar alguma proposta de intervenção boas?
Pq sempre mostro minhas intervenção aos professores e eles dizem serem bons
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Por Tiago2112
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#116516
Mayrita23 escreveu:
Tiago2112 escreveu:@Mayrita23 Bom dia, jovem. Li a sua redação e a sensação prevalente enquanto fazia a leitura é a confusão. Você se perdeu nas ideias, restando a evidência de que pouco planejou seu texto, e sim foi escrevendo e, no final, não o leu para saber se havia harmonia entre todas as partes. Bons estudos!
Nota: 520

Introdução
Um errinho muito comum é iniciar um parágrafo ou um período com artigo, como você fez. Para evitá-lo, use conectivos ou locuções que denotem a ideia. Recomendo as orações subordinadas substantivas subjetivas (nome meio grandinho, eu sei), que desempenham função sintática de substantivo em relação à oração principal. É aquele modelo de "é preciso que", "é notável que", é fato que", utilize-o.
Outra coisa ainda sobre esse período inicial é que você pode (e, de certa forma, deve) começar com alguma exemplificação relacionada ao tema, podendo ser alusão histórica, dados estatísticos, citação ou definição. Se não vier nada interessante a sua mente no momento de escrever, aproveite a coletânea, sempre há uma estatística possível de ser aplicada.
Passar o tema ipsis litteris para a sua redação não é legal também, ainda mais isolá-lo por aspas. Resuma-o, sintetize-o com as palavras-chave.
Instale na introdução seus dois argumentos de maneira clara e objetiva. Sugiro o seguinte: "[...] uma vez que o Brasil necessita de uma discussão justa sobre o planejamento urbano. Evidencia-se a problemática, então, pela carência infraestrutural, de modo a fomentar, consequentemente, atentados à vida humana. Nesse sentido, são urgentes medidas a fim de resolver o impasse/a entrave".
Vou mencionar aqui mesmo esse adendo. Já que você irá trabalhar com causa e consequência, obrigatoriamente o primeiro parágrafo de desenvolvimento tem de ser a causa e o segundo, a consequência, nunca o contrário.

1o Desenvolvimento
O tópico frasal é legal, só não gostei da parte em que fala que o Governo (sempre letra maiúscula) não busca resoluções. Troque por "requerer melhores meios de oportunizar o bem-estar da população".
Civil não tem acento, beleza?
Como você caracteriza a cidade de Petrópolis, o aposto é separado por vírgulas, portanto: "na cidade de Petrópolis, situada no Rio de Janeiro, [...]"
Até é bom o seu repertório, porém a forma como colocou ele ali ficou meio estranha. Sempre digo para sintetizar sua ideia, reduza as palavras a termos menores, mas de igual sentido.
Faltou a sua tese, o que você defende. Ok, apresentou uma notícia só que esqueceu de, sobre ela, desenvolver seu ponto de vista.

2o Desenvolvimento
O tópico frasal é bom. Deixe os dados para um próximo período, ou você os torna o tópico frasal, ou os joga para depois.
Agora você literalmente "tacou" um novo ponto de vista que não havia sido mencionado antes. Cheguei no segundo desenvolvimento perdido agora, porque não há uma linha de pensamento do texto. Embora seu argumento aqui seja considerável, ele não orna com aquilo estabelecido previamente, o que não dá coerência ao todo.

Conclusão
Bom, lembrou da explicação do agente (o que deve ser feito entre travessões, e não parênteses).
Me surpreendeu o que citou na proposta de intervenção, contudo, ela não me parece solucionar satisfatoriamente os dois argumentos.
Poderia citar alguma proposta de intervenção boas?
Pq sempre mostro minhas intervenção aos professores e eles dizem serem bons
Mas é claro que posso! Aí vai um exemplo de como eu faria, considerando que abordei a Constituição lá na introdução e adaptando a sua.
"Portanto, é evidente a necessidade de medidas que venham conter a falta do planejamento urbano frente à inoperância (negligência) estatal e aos desastres. Urge, então, ao Poder Legislativo - responsável por criar leis e fiscalizar os atos do Executivo - a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) por meio de reuniões entre os líderes do Congresso Nacional, a fim de regulamentar a distribuição de verbas destinadas às obras públicas, as quais devem possibilitar o pleno acesso da população à moradia e aos demais direitos previstos na Constituição Federal e, por conseguinte, afastá-la dos males que a aflige."
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Por Mylike
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#119549
1-desvios gramaticais;
2-tente desdobrar a sua argumentação, cite causas, consequências e exemplos para fortalecer a parte argumentativa de seu texto;
3- tente deixar os seus repertórios mais produtivos, usando eles para fortalecer as suas ideias sobre o tema;
parabéns pelo seu texto! :)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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Por Mylike
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#119551

recomendo o estudo dessa playlist para você melhorar os seus conhecimentos e escrita de redação, acredito que ter uma maior noção da estrutura irá te ajudar bastante ! :)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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