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#75064
A Declaração Universal dos Direitos da Criança prevê em seu princípio VII, que “a criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras. No entanto, há grande dificuldade de exercer esse papel, de maneira que a tecnologia vem tomando espaço no dia-a-dia das crianças e também se torna mais cômodo aos pais para que façam suas obrigaçõesDesse modo, é plausível discutir a importância do lúdico na educação infantil em que a família, sociedade e escola assumem papel fundamental.

Em primeiro plano, é válido salientar que a Infância é a principal etapa da vida do ser humano, é justamente nesta fase que se aprende valores que serão levados para vida. Ademais, segundo a Ciência: entre as benesses que as brincadeiras proporcionam àS crianças estão na formação do desenvolvimento de habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais. Dessa forma, o lúdico é considerado prazeroso devido a sua capacidade de absorver a criança de forma única, intensa e total, possibilitando demonstrar sua personalidade e conhecer melhor a si mesma.

No entanto, mesmo diante de tantas evidências, meninos e meninas do século XXI não brincam tanto quanto deveriam. É o que aponta a pesquisa Valor do Brincar Livre, promovida em dez países pela marca do segmento de limpeza OMO. Por outro lado, isso por consequência principalmente do uso abusivo de jogos eletrônicos, o que resulta na diminuição das brincadeiras que auxiliam no seu desenvolvimento. Em contrapartida, os culpados são os pais, que alimentam o uso da internet, usando-a como entretenimento para que distraia seus filhos, o que acontece desde pequenos e os prejudicam para o resto da vida.

Infere-se, portanto, que o direito ao brincar é importante para o desenvolvimento das crianças, mas ainda não exercido plenamente por todas elas. Sendo assim, cabe ao Governo Federal, em união com educadores, promover ações recreativas na comunidade, afim de garantir espaços seguros e estimulantes para brincar, sejam em parques, creches, escolas, ao ar livre, afastando cada vez as crianças da vulnerabilidade. Também faz necessário que a criança tenha o convívio familiar saudável, garantia do acesso à educação tendo em vista que há o desenvolvimento de habilidades específicas, promovendo crianças mais livres, com melhores interações sociais e formando pessoas autônomas
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#75165
@joaovic14,
Boa tarde!
Vou fazer algumas observações no intuito de ajudar, ok?
-Parabéns pelo uso da norma culta! Poucos erros, os que notei são em relação à vírgula e faltou o fechamento das aspas na introdução, fora isso, tudo bem! Continue assim!
-No desenvolvimento 1 senti falta do repertório sócio-cultural. Você citou a ciência, mas quem seria o cientista responsável pela afirmação? Ou ela advém de uma pesquisa? É uma coisinha que faz com que percamos pontos e dá ao corretor a noção de que você não está sendo guiado pelo senso comum.
-Sua conclusão foi muito bem feita, você está no caminho certo! Só senti falta do elemento 'modo', de que modo seriam as ações promovidas pelo governo? Uma semana de brincadeiras, por exemplo? Uma quermesse com antigas brincadeiras de rua? Esse tipo de coisa.Os outros elementos (agente, ação,efeito e detalhamento) estavam presentes.
-Também na conclusão, onde você escreveu 'vulnerabilidade', na minha opinião, seria melhor outra palavra, até mesmo 'ócio', uma vez que você não fez nenhuma menção à vulnerabilidade ao longo do texto.
-Considere usar algo do seu repertório na introdução, vai deixar o texto mais rico e você vai notar que fica mais fácil de fazer o fechamento após a proposta de intervenção. Você pode citar músicas, livros, filmes, séries, etc.
Você escreve muito bem, só falta mesmo adequar a escrita ao padrão dissertativo-argumentativo.
Continue,você está no caminho certo!
Um abraço e bons estudos!
#75166
LailaSantos escreveu:@joaovic14,
Boa tarde!
Vou fazer algumas observações no intuito de ajudar, ok?
-Parabéns pelo uso da norma culta! Poucos erros, os que notei são em relação à vírgula e faltou o fechamento das aspas na introdução, fora isso, tudo bem! Continue assim!
-No desenvolvimento 1 senti falta do repertório sócio-cultural. Você citou a ciência, mas quem seria o cientista responsável pela afirmação? Ou ela advém de uma pesquisa? É uma coisinha que faz com que percamos pontos e dá ao corretor a noção de que você não está sendo guiado pelo senso comum.
-Sua conclusão foi muito bem feita, você está no caminho certo! Só senti falta do elemento 'modo', de que modo seriam as ações promovidas pelo governo? Uma semana de brincadeiras, por exemplo? Uma quermesse com antigas brincadeiras de rua? Esse tipo de coisa.Os outros elementos (agente, ação,efeito e detalhamento) estavam presentes.
-Também na conclusão, onde você escreveu 'vulnerabilidade', na minha opinião, seria melhor outra palavra, até mesmo 'ócio', uma vez que você não fez nenhuma menção à vulnerabilidade ao longo do texto.
-Considere usar algo do seu repertório na introdução, vai deixar o texto mais rico e você vai notar que fica mais fácil de fazer o fechamento após a proposta de intervenção. Você pode citar músicas, livros, filmes, séries, etc.
Você escreve muito bem, só falta mesmo adequar a escrita ao padrão dissertativo-argumentativo.
Continue,você está no caminho certo!
Um abraço e bons estudos!
Muito obrigado! Tentarei melhorar!

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