Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#49612
Desde o início do século XVI, com a chegada oficial da colonização portuguesa ao Brasil, cultiva-se a ideia de que os recursos naturais são infinitos. Para além do viés retratado, o bioma brasileiro é referência mundial no que diz respeito a biodiversidade e a sua preservação é uma preocupação que cada vez mais entra em debate. Por isso que a problemática do turismo sustentável é tão importante, haja visto que grandes resorts se estabeleceram aqui, assim como, inovações turísticas que ajudem a manter esse ecossistema.

Em primeira análise, é importante destacar que o processo de globalização permitiu que empresas transnacionais de hotelaria expandissem suas filiais para o Brasil. Dessa forma, segundo a "Teoria Habitus" do sociólogo francês Pierre Bordieu, de que certos padrões são impostos, naturalizados e, posteriormente praticados pelos indivíduos. Sob essa ótica, esse resorts mantém um padrão que não favorece a sustentabilidade, pois como observou Bordieu, há anos eles mantém esse processo de trabalho que corrobora cada vez mais com a poluição.

Em segunda análise, vale ressaltar que o Brasil é muito procurado em viagens por eventos culturais como o carnaval e o círio de nazaré, atraindo desta forma pessoas do mundo inteiro. De acordo com o romancista do século XX, James Baldwin, o confronto nem sempre traz uma solução para o problema, mas, enquanto não se enfrenta ao entrave não há solução. Infere-se então a importância dos serviços de agências de viagens no seu site introduzirem cada vez mais pacotes sustentáveis para que nesses períodos de altos piques a natureza possa ser preservada.

É necessário, portanto, medidas que ajudem a mudar esse cenário. Nesse prisma, urge ao Ministério de Turismo em conjunto com o Governo Federal criar projetos de leis que possam favorecer hotéis, pousadas e hostels que investem na sua estrutura e programação um conceito sustentável, com a finalidade de o ser humano que irá viajar possa obter uma experiência nova, lúdica e que respeite ao meio-ambiente. Desta forma, o pensamento enraízado em uma grande maioria da população brasileira tal qual na época da colonização sobre a durabilidade dos recursos naturais possam ser redefinidos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#50218
OLÁ @Abigail, FAREI ALGUMAS OBSERVAÇÕES SOBRE O SEU TEXTO

INTRODUÇÃO

"Desde o início do século XVI, com a chegada oficial da colonização portuguesa ao Brasil, cultiva-se a ideia de que os recursos naturais são infinitos. Para além do viés retratado, o bioma brasileiro (Qual Bioma?) (1)é referência mundial no que diz respeito a biodiversidade e a sua preservação é uma preocupação que cada vez mais entra em debate. (2)Por isso que (3)a problemática do turismo sustentável é tão importante, haja visto que grandes resorts se estabeleceram aqui, assim como, inovações turísticas que ajudem a manter esse ecossistema (Qual?)."

-(1) A repetição desse elemento em proximidade não é adequado. Procure reformular as orações.
-(2) A união desses termos soa coloquial. A frase ficaria melhor assim: Por isso, a problemática do turismo sustentável é tão importante...
- Destaco a repetição do "que", que mesmo possuindo funções diferentes, a repetição é redundante.
- Quanto ao conteúdo, esse trecho está bem confuso. Primeiramente, considerando o tipo de repertório utilizado, a progressão do texto deveria vir com uma ideia de contraste ou consequência, pois a visão de que os recursos brasileiros são infinitos é errônea. Segundamente, para a apresentação do tema (2 período), você utiliza um exemplo que não condiz com a realidade brasileira, tendo em vista que a biodiversidade em praticamente todo bioma é prejudicada.
- A identificação da tese é difícil. Você precisa defender seu posicionamento frente à questão da importância do investimento no turismo sustentável.
- (3)Essa ideia soa contraditória, porque se o turismo sustentável é um problema, qual seria a sua importância?
- De início, achei os argumentos escolhidos confusos.

DESENVOLVIMENTO

"Em primeira análise, é importante destacar que o processo de globalização permitiu que empresas transnacionais de hotelaria expandissem suas filiais para o Brasil. (1)Dessa forma, segundo a "Teoria Habitus" do sociólogo francês Pierre Bordieu, de que certos padrões são impostos, naturalizados e, posteriormente praticados pelos indivíduos. Sob essa ótica, esse resorts mantém um padrão que não favorece a (à)sustentabilidade, pois como observou Bordieu, há anos eles mantém esse processo de trabalho que corrobora cada vez mais com a poluição."

-(1) Conectivo mal empregado, pois sua principal função é de conclusão e ainda não foi houve argumentação para se chegar a tal. Além disso, o período está incoerente, falta complementação na sua ideia (perca de pontos na C3).
- Sua argumentação está muito rasa e confusa.
- Recomendo a seguinte estrutura: Tópico frasal; Repertório; Relacionar o repertório e fazer a argumentação (parte mais importante); e Conclusão interna ou fechamento.

"Em segunda análise, vale ressaltar que o Brasil é muito procurado em viagens por eventos culturais como o carnaval e o círio de nazaré, atraindo (,)desta forma(,) pessoas do mundo inteiro. De acordo com o romancista do século XX, James Baldwin, o confronto nem sempre traz uma solução para o problema, mas, enquanto não se enfrenta ao entrave não há solução. Infere-se então a importância dos serviços de agências de viagens no seu site introduzirem cada vez mais pacotes sustentáveis para que nesses períodos de altos piques a natureza possa ser preservada."

- Novamente, argumentação muito rasa. Procure desenvolver mais as suas ideias.
- Procure utilizar repertórios mais fortes.

CONCLUSÃO

"É necessário, portanto, medidas que ajudem a mudar esse cenário. Nesse prisma, urge ao Ministério de Turismo (,)em conjunto com o Governo Federal (AGENTES)(,) criar projetos de leis que possam favorecer hotéis, pousadas e hostels(hotéis)(AÇÃO) que investem na sua estrutura e programação (programam) um conceito sustentável(DETALHAMENTO DA AÇÃO), com a finalidade de o ser humano que irá viajar possa obter uma experiência nova, lúdica e que respeite ao meio-ambiente (FINALIDADE). Desta forma, o pensamento enraízado em uma grande maioria da população brasileira tal qual na época da colonização sobre a durabilidade dos recursos naturais possam(possa) ser redefinidos (redefinido)."

- O Ministério do Turismo faz parte do Governo Federal.
- Falta o Modo/Meio na sua proposta.



Não sou nenhum profissional, mas espero poder ajudar de alguma forma. Continue escrevendo, esse é o caminho para a evolução.

A constituição federal de 1988, docu[…]

Primeiro de tudo, você está indo con[…]

Formas de representar o que se vê e expressa[…]

Estar com o corpo em constante movimento beneficia[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM