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#58445
A construção do hábito da leitura entre os jovens brasileiros
Em “O Retrato de Dorian Gray”, Oscar Wilde escreve que toda arte é completamente inútil. Está enraizado no sistema educacional brasileiro que os estudantes devem ler os livros que os professores escolhem, que geralmente são leituras complexas, as quais os estudantes não entendem nada. Isso não motiva os futuros leitores a lerem, pois a leitura deve ser algo prazeroso, não algo imposto.
Para criar incentivos para que os jovens do Brasil leiam, 3 instituições sociais devem fazer o papel de impulsionadores da leitura, sendo essas a família, a escola e o Estado. De acordo com a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, 28% das crianças na faixa dos 5 aos 10 anos leem por influência da mãe. Ler no seio familiar promove união entre os membros desta, aumenta o interesse das crianças pela leitura e cria valores éticos e morais.
No Ensino Médio, os alunos são apresentados aos clássicos da literatura obrigatórios, que possuem linguagem rebuscada e polida, dificultando o entendimento do texto. Esses livros são importantes, mas a forma que adolescentes os conhecem não os fazem querer lê-los. Muitos canais do YouTube que falam sobre livros clássicos com um tom descontraído e leve despertam um grande público a ler os livros que são tão temidos no Ensino Médio.
As editoras brasileiras não contam com o auxílio do governo para baratearem os preços dos livros físicos. Posto que em 2019, apenas 45% das escolas públicas possuíam bibliotecas ou salas de leituras e que somente 38% das pessoas das classes D e E tinham o hábito da leitura, cria-se uma elitização da leitura, pois a maior parte das bibliotecas não tem nem estruturas físicas que estimulem a leitura nem grandes acervos.
Na conjuntura atual do país, faz-se necessário que haja uma ligação entre o Estado, a escola e a família, com o intuito de incentivar o hábito da leitura. Essa ligação seria estabelecida por saraus literários, teatros, transmissões de mitos e histórias orais, organizados e sediados pelas escolas, com a presença da família e da comunidade. O Estado ficaria encarregado de investir em bibliotecas públicas e programas que possibilitem o acesso a literatura aos mais pobres.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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Na série " as telefonistas ", em […]

Ashiley Oii, você poderia corrigir minh[…]

É de conhecimento geral que, a tradi&ccedi[…]

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