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#49459
O filósofo Sócrates, já afirmava que as duas grandes habilidades para o desenvolvimento do ser humano são a arte e o esporte. Assim, sabe-se que a prática do esporte é de extrema importância, principalmente na terceira idade. Nesse aspecto, deve-se analisar como a falta de políticas públicas e a inércia familiar contribuem para a criação de idosos sedentários.
Primeiramente, a lacuna de ações governamentais unem os idosos à prática do esporte é a causa latente pela baixa adesão de idosos a exercícios corporais. Isso ocorre porque o Estado, trata essa parcela de brasileiros como indivíduos pouco interessados em esportes. Devido essa omissão, o Estatuto do Idoso torna-se falho em aplicabilidade prática.
Em segundo plano, o comportamento inerte das famílias também é responsável pelo sedentarismo na terceira idade. Sob esse aspecto, John Locke, filósofo inglês, diz em sua teoria da tábula rasa:“O ser humano é como uma tela em branco, preenchida por experiências e influências”. Logo, percebe-se que o estímulo por parte do meio social do idoso é essencial para fazê-lo adotar um comportamento positivo para sua qualidade de vida.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso é preciso que a família estimule o idoso a mudar seus hábitos por meio da prática de atividade física. Ademais, é necessário que o governo crie projetos com a presença de profissionais da área. Assim, ressalta-se a relevância de resolver a problemática no momento atual, pois, como defendeu Martin Luther King:“Toda hora é hora de fazer o certo”.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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