Em primeiro plano, observa-se que a falta de incentivo familiar tem como resultado a quebra da importância dos hábitos esportivos. Segundo o IBGE, mais de 100 milhões de pessoas com 15 anos ou mais não praticam esporte no Brasil. Contudo, percebe-se que o esporte não é visto como algo necessário para se ter como uma prioridade. Sendo assim, fica claro que temos um corpo social que pouco valoriza a prática e não tem consciência da sua essencialidade.
Outrossim, é a visão que a sociedade tem do esporte como um lazer, e não direito. Todavia, temos como direito constitucional o incentivo ao esporte. Porém, esse direito é pouco conhecido e cobrado pela sociedade, e grande parte das pessoas ainda consideram as atividades esportivas como apenas um "hobbie" e não algo que traz melhorias à qualidade de vida em vários aspectos, como por exemplo, na saúde mental e física.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Destarte, o ministério da educação, órgão responsável pela administração dos aspectos educacionais,deve organizar palestras por meio de escolas. Além disso, também é possível a criação de campanhas esportivas em espaços públicos com o apoio de profissionais experientes na área ,a fim de conscientizar a população sobre a importância dos esportes para a formação de um indivíduo .Por fim, é de suma importância que o brasileiro se encare como responsável pelo problema, pois, de acordo com Platão, o primeiro passo para mover o mundo é mover a si mesmo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada