Avatar do usuário
Por mariahelo07
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#113421
A obra "Capitães da Areia"  de Jorge Amado, retrata a situação de garotos que vivem nas ruas do litoral baiano e que por serem desassistidos pelo Estado e pela população, procuram o crime para sanar suas necessidades. Fora da narrativa, essa desassistência se faz violência contra crianças e adolescentes da sociedade brasileira, visto que a permanência do trabalho infantil  encontra suporte na ineficiência legislativa e no silenciamento, transimitindo uma desimportância no meio social.

Com isso, emerge um problema sério em virtude da ineficiência das leis . De acordo com Djamila Ribeiro, para pensar soluções para uma problemática, devemos tirá-la da invisibilidade.  Nesse contexto, percebe-se que no Brasil, se encontra um silenciamento que prevalece quando o combate à ocupação servil acriançada é tratado com insignificância, pois, a sociedade normaliza e mascara esses casos, não fazendo as denúncias necessárias para lutar contra tal problema.

Outrossim, é válido destacar que a carência das ações legislativas do governo, atua como fator que colabora para a perpetuação da problemática.A Constituição de 1988 afirma que é dever do Estado garantir os direitos dos cidadãos. Entretanto, no Brasil, os órgãos governamentais falham enquanto executivos de leis, uma vez que, quando há denúncias de trabalho infantil, tais órgãos não efetuam as leis que protegem as crianças e adolescentes, fazendo com que não haja o combate dessa questão.

Portanto, cabe ao Ministério das Comunicações, como importante provedor da transformação digital no Brasil, incentivar denúncias contra o trabalho infantil, por meio canais de telecomunicação, a fim de reverter o silenciamento que impera. Tal ação, pode ainda conter uma hashtag nas redes sociais para dar visibilidade ao assunto. Sob outro viés, é de responsabilidade do Conselho Tutelar, como zelador dos direitos das crianças e adolescentes,  fiscalizar e atender denúncias, por meio de vias telefônicas, com a finalidade de garantir tais direitos. Dessa forma, a situação retratada por Jorge Amado poderá ser combatida na sociedade brasileira.







:P
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
72 Exibições
por Flamengooo
0 Respostas 
111 Exibições
por diogors100
0 Respostas 
80 Exibições
por Ythalored
0 Respostas 
38 Exibições
por Lucianojnor
0 Respostas 
190 Exibições
por mariacla1243
0 Respostas 
448 Exibições
por mariaeduoliv
o trabalho infantil na realidade brasileira
por anaboliv    - In: Outros temas
0 Respostas 
88 Exibições
por anaboliv
3 Respostas 
245 Exibições
por amandyx
0 Respostas 
73 Exibições
por loolua
0 Respostas 
173 Exibições
por ilaurapaiva

Olá, muito obrigado por enviar sua reda&cce[…]

Olá. Muito obrigado por enviar sua reda&cce[…]

No texto “Cidades Mutiladas”, o ge&oac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM