• Avatar do usuário
#78820
Zygmunt Bauman defende que "não são as crises que mudam o mundo, e sim a nossa reação a elas". No entanto, não é possível verificar uma reação interventiva no que tange ao combate à violência contra indígenas no Brasil. Então, é importante traçar caminhos para atuar nas causas do problema : A ineficácia legislativa e o descaso estatal.
   Diante desse cenário, é oportuno pontuar que a impotência das leis é combustível para o problema. Acerca disso, Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a obrigação do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso do corpo social. A legislação, todavia, não se mostra eficaz ao passo que ainda que exista um regulamento, ele não é cumprido, mantendo assim os maus hábitos trazidos pelos colonizadores. Assim, tal negligência inviabiliza a dissolução da problemática e, ainda impede que os cidadãos exerçam o direito à saúde e bem-estar assegurado pela constituição nacional.
    Denuncia-se, outrossim, o agravamento do impasse por parte do abandono estatal Consoante Bauman, sociólogo polonês, algumas instituições perderam a sua função social, embora ainda mantenham a sua essência. Nessa lógica, as ações legais são cruciais não só para preservação da vida autóctone brasileira, mas também para sua participação na sociedade livre de preconceitos. Dessa forma, ao passo que o Ministério da Justiça não cumpre sua obrigação, os impasses voltados a questão indígena se mantêm em vigor, fazendo jus ao pensamento de Bauman.
    Em suma, observa-se a necessidade de atenuar os desafios relacionados ao combate à violência contra os indígenas. Logo, para o Estado, responsável pela manutenção do corpo social, urge realizar, através de mudanças legislativas, medidas que aumentem a segurança do nativos brasileiros, a fim proteger a sociedade indígena, assim, evitando a violência e assegurando o bem-estar social. Com efeito, espera-se a consolidação do direito elencado na Magna carta.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#79176
Olá @CamiMaddox. Aqui está minha correção

1Desvio gramatical
2Desvio ortográfico
3Ausência ou emprego incorreto do sinal de pontuação
4Repetição de termo
5Ausência ou emprego incorreto do conectivo
6Substitua o termo/construção ou remova-o do texto
7Comentário


7Zygmunt Bauman defende que "não são as crises que mudam o mundo, e sim a nossa reação a elas". No entanto, não é possível verificar uma reação interventiva no que tange ao combate à violência contra indígenas no Brasil. Então, é importante traçar caminhos para atuar nas causas do problema : A ineficácia legislativa e o descaso estatal.

➤ Ao citar um filósofo/sociólogo, escreva também sua nacionalidade ou corrente de pensamento a que pertence
❯ Elementos da introdução ❮
Repertório sociocultural:
Contraste e pertinência com o tema:
Apresentação das teses:
Estrutura adequada para redação ENEM


Diante desse cenário, é oportuno pontuar que a impotência das leis é combustível para o problema. Acerca disso, 7Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a obrigação do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso do corpo social. 6A legislação, todavia, não se mostra eficaz ao passo que ainda que exista um regulamento, ele não é cumprido, mantendo assim os maus hábitos trazidos pelos colonizadores. Assim, tal negligência inviabiliza a dissolução da problemática e, ainda impede que os cidadãos exerçam o direito à saúde e bem-estar assegurado pela constituição nacional.

Substituição: A legislação, todavia, não se mostra eficaz ao passo que ainda que exista um regulamento, ele não é cumprido, mantendo assim os maus hábitos trazidos pelos colonizadores. ➝ A legislação, ainda que seja endossada por um regulamento, não se mostra eficaz, haja vista o não cumprimento dessas atribuições, favorecendo a perduração dos distúrbios instaurados pelos colonizadores.
❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Finalização:
Estrutura incompleta para redação ENEM


Denuncia-se, outrossim, o agravamento do impasse por parte do abandono estatal Consoante 7Bauman, sociólogo polonês, algumas instituições perderam a sua função social, embora ainda mantenham a sua essência. Nessa lógica, as ações legais são cruciais não só para preservação da vida autóctone brasileira, mas também para sua participação na sociedade livre de preconceitos. Dessa forma, ao passo que o Ministério da Justiça não cumpre sua obrigação, os impasses voltados a questão indígena se mantêm em vigor, fazendo jus ao pensamento de Bauman.

➤ Escreva o nome conhecido do filósofo, no caso, Zygmunt Bauman
❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Finalização:
Estrutura adequada para redação ENEM


Em suma, observa-se a necessidade de atenuar os desafios relacionados ao combate à violência contra os indígenas. Logo, para o Estado, responsável pela manutenção do corpo social, urge realizar, através de mudanças legislativas, medidas que aumentem a segurança 1do nativos brasileiros, a fim proteger a sociedade indígena, assim, evitando a violência e assegurando o bem-estar social. Com efeito, espera-se a consolidação do direito elencado na 2Magna carta.

❯ Elementos da conclusão ❮
Agente (quem fará?):
Ação (o que será feito?):
Meio/modo (como será feito?):
Finalidade (para quê será feito?):
Detalhamento (para algum dos citados):
Estrutura adequada para redação ENEM

No filme Malala, é retrato à vida da[…]

analfabetismo no Brasil

Oi, Iurymed , tudo certo? bora lá (lembran[…]

Título: Mais problemas O programa mais m&[…]

Jotaveh walace vanussa Isabelaassis

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM