Primeiramente, é importante salientar que o racismo assim como os demais preconceitos permanecem velados na sociedade. Ademais, o racismo tem como "pilar" a ideia de sobreposição entre as raças, sendo que teve como base a "comercialização" do negro nas colônias. Dessa forma, a ideia de que o "escravo" (o negro) deve servir o seu "senhor" (o branco) está enraizada na sociedade brasileira desde a Era Colonial.
Em segundo plano, o pensamento preso em séculos passados de muitos indivíduos, sem dúvida, é o principal embate a tolerância racial. Para Habermas, a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Nessa perspectiva, os movimentos sociais que defendem a tolerância racial, estão fazendo sua parte, estão em muitas das vezes usando da linguagem, da voz, para buscarem igualdade, entretanto, o racismo só será extinto quando o "todo" também pôr em prática o que pregam esses movimentos sociais.
Portanto, ações fazem-se necessárias. Para isso, o Ministério da Cultura, em parceria com o Ministério da Educação, devem por meio das escolas da rede pública promover debates em torno da igualdade racial e do respeito as diferenças. Esses debates podem acontecer no período de contraturno, contando com a participação de ativistas de movimentos antirraciais e historiadores, tendo como objetivo entender "como", "onde" e o "por quê" do racismo existir. Assim, estará em construção uma sociedade evoluída, não só no campo tecnológico.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada