Dessa forma, o preconceito social em relação ao convívio com os indigenas leva um grande impasse na melhora da questão. Isso pode ser explicado pelo sociólogo Talcott Parsons, o qual diz que a família é uma maquina que produz personalidades humanas, o que legítima a idéia de que o preconceito de muitos leva a visão dos povos nativos serem indivíduos de menor capacidade intelectual sendo excluidos pelos demais.
Em paralelo a isso, o legado histórico de enganar, usufruir e persuadir os indígenas também é causa do problema a ser quebrada. Neste âmbito, o pensador Claude Lévi-Strauss defende que só é possivel interpretar adequadamente ações coletivas por meio do entendimento de eventos históricos. Nesse contexto, a marginalização indigena apresenta raízes intrínsecas à história brasileira, que deve ser rompida para a solução do problema.
Portanto, é indispensável intervir sobre o problema. Para isso, é preciso que o Estado brasileiro promova melhorias no sistema de ensino, por meio de adaptação às necessidades, como priorizar o estudo histórico dos povos nativos para que os indigenas tenham aceitação ao entrar na sociedade. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora das condições sociais desse grupo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada