Na frase da música "Índios" da banda "Legião Urbana" diz: Quem me dera ao menos uma vez, ter de volta todo o ouro que entreguei a quem conseguiu me convencer que era prova de amizade se alguém levasse embora até o que eu não tinha. Nesta letra que se introduz no limiar de contexto histórico do país, pois os europeus ao chegarem só tinham um único objetivo, que era o domínio político, econômico e religioso. Como a escravidão e a destruição ambiental que trazem sequelas até os dias de hoje, e apesar deste período colonial ter passado, infelizmente ainda é visto à falta de proteção e a visibilidade da importância destes povos.
Em segunda análise, é a questão sobre a extinção das línguas indígenas, atualmente à cerca de 170 línguas faladas no país, constituindo hoje o importante objetivo de pesquisa na área linguística. Diante de uma estimativa que elas venham sumir dentre 50 ou 100 anos. Obtendo uma problemática antiga sobre as falhas do país ao ignorar a importância delas, as deixando fora do quão significativas elas foram para nossa língua ser como é hoje.
Ademais, cabe a (FUNAI) trazer mais segurança aos índios em questão para preservação de seus costumes,cultura e principalmente os territórios indígenas, cabendo também ao Governo Federal no aumento das penas aos que cometem desmatamento ilegal e que interferem na vida destes. Tendo em vista, que o Ministério da Educação atribua aulas nas escolas que tragam o conhecimento geral sobre a história e cultura dessa massa. Por fim, com o objetivo de trazer consciência à esta nação sobre à importância dos índios para a vida da natureza e animais deste solo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.