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#48859
Na primeira geração da Escola Romântica, os índios foram idealizados como heróis nacionais, pois representavam a identidade brasileira, como no livro O Guarani, de José de Alencar. Entretanto, quando se observa a deficiência de medidas contra a desvalorização da população indígena, verifica-se a perda do sentimento nacionalista romântico. Dessa maneira, é evidente que a problemática se desenvolve não só devido a falta de atenção aos direitos indígenas, mas também a perda das raízes brasileiras pela população.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de cumprimento dos direitos indígenas. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Nesse sentido, por causa da baixa operação das autoridades, nativos estão perdendo suas terras e muitas tribos se encontram desamparadas. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Além disso, após o surgimento do mofo de vida "American Way of Life", tornou-se perceptível a inicial perda de nacionalismo para viver o influente modelo de vida americano, perdendo gradativamente suas raízes brasileiras. Destarte, é imprescindível a atuação governamental e social para que tais empecilhos sejam superados.
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar esse quadro alarmante. Para tanto, o governo e a FUNAI devem garantir e realizar a devolução dos territórios indígenas, através da demarcação, uma vez que muitos povos ainda lutam por suas terras, com objetivo de proteger suas crenças, costumes e toda a sua cultura. Além disso, faz-se necessária a criação de programas e propagandas midiáticas, visto que são grandes ferramentas de persuasão, que retratem o pássaro dos índios e sua cultura. Assim, pode-se aumentar a visibilidade e a importância da valorização dos povos nativos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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