Em primeiro lugar, deve-se analisar a omissão governamental como principal impulsionador desse problema. O filme “Encanto”, dos Estúdios Disney, retrata uma família com integrantes que possuem dons especiais, porém, quando os problemas começam a aumentar, Alma, matriarca da família, faz de tudo para disfarçar o que se passa dentro de casa, de modo que a população não imagina a gravidade do que está acontecendo. Desse modo, a situação apresentada no filme se relaciona com a relação entre o Estado e os indígenas, uma vez que a desvalorização desses povos não seja algo atual, o Estado tenta camuflar a situação, deixando-a passar tão despercebida, que nem mesmo a população tem noção das dificuldades passadas pela população indígena.
Além disso, o desconhecimento da população a respeito da importância dos indígenas no país também colabora para a permanência dessa problemática. A obra "O Grito", do pintor Edvard Munch, simboliza o sentimento de angústia do ser humano. Fora das telas, os indígenas partilham desse mesmo sentimento, uma vez que, apesar de sua cultura contribuir fortemente na identidade nacional, muitos ainda não tem conhecimento a respeito dela, o que acaba trazendo desinformação sobre a cultura indígena.
É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para amenizar esse problema no país. Para tanto, é dever do Estado, por meio da FUNAI, investir na proteção e valorização dos povos indígenas, a fim de preservar sua cultura, além de também informar e divulgar sobre a cultura indígena para o restante da população, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância desses povos. Se tais medidas forem tomadas, o objetivo da Lei n°6001 será, enfim, cumprido corretamente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.