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#56579
Com a chegada dos portugueses no Brasil, em 1500, houve uma dizimação dos índios tanto pelo genocídio (ligado a resistência cultural e a mão de obra) como pelas doenças trazidas de fora. Atualmente, ainda é comum o preconceito diante da cultura indígena, sendo que, há uma importância enorme desse grupo tanto para a identidade nacional como para a preservação da biodiversidade.
Diante do cenário, é relevante abordar que, a cultura europeia não conseguiu prevalecer sobre a dos indígenas por aculturação, mas se uniu, formando o que chamamos de cultura brasileira. Com isso, pode-se ver o quão importante a população indígena é, visto que, mesmo diante da constante pressão pelos europeus, foram resistentes, provando uma identidade cultural e influenciando diretamente na identidade nacional brasileira.
Paralelo a isso, segundo a ONU, nas terras habitadas por povos originários, o desaparecimento das espécies é mais lento do que no resto do mundo. Dessa forma, os indígenas contribuem diretamente na preservação da biodiversidade, o que é importante diante do cenário de desvalorização ambiental em todos os âmbitos.
Medidas são necessárias para destacar a importância da população indígena brasileira. Urge que, o MEC, por meio de verbas destinadas às escolas, organize apresentações e projetos sociais voltados ao conhecimento da miscigenação cultural, com o intuito de desmistificar a cultura indígena e deixar claro a importância dessa população para o território brasileiro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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