Primeiramente é importante ressaltar que o povo indígena já dominava o Brasil muito antes de qualquer visão eurocêntrica dizer o contrário , como representado na primeira geração da poesia romântica no Brasil , que traz o indígena como herói nacional . A dominação europeia desde 22 de abril de 1500 d.c até os dias atuais vem apagando a história indígena e junto com ela parte da nossa identidade como brasileiros ,isso é visto no fato de estudarmos o "descobrimento do brasil" e não o Brasil antes dos europeus.
Igualmente é importante observar que a nossa própria Constituição Federal nos garante igualdade e respeito o que justamente os primeiros habitantes do Brasil lutam por séculos para o usufruir , uma vez que vê a sua cultura sendo usada como fantasia em carnaval pois nunca foi ensinado o respeito para com os indigenas.
Diante da questão apresentada cabe a nós mudarmos essa realidade , para que histórias como a de kak'at sejam apenas um passado longínquo , cabe ao Ministério da Educação juntamente com o Ministério da Cultura usarem de sua autoridade para tornar obrigatório em todas as instituições de ensino o estudo do povo indígena como parte da história do Brasil , assim como respeito a sua cultura , só assim teremos uma Pátria Justa e melhor para todos os seus filhos.
IMPORTANTE:
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.