Página 1 de 1

A importância de resgatar a cultura indígena no Brasil

Enviado: 06 Jun 2021 18:55
por rayaneap
A cultura indígena no Brasil perdeu seu espaço desde o começo da colonização portuguesa, no século XV. Contudo, não é correto que apenas uma cultura esteja escassa em um país repleto de diversidades e composto por múltiplas etnias.
Resgatar os costumes deste povo para os tempos atuais seria, além de muito educativo, uma forma de inclusão social no meio brasileiro, deixando para trás as violências e os preconceitos dos antigos colonizadores que limitaram a expressão cultural dos indígenas, e agregando valor a nação brasileira.
Entretanto, este problema ainda não foi solucionado, pois o preconceito contra o povo indígena está enraizado no Brasil. Além disso, a educação falha miseravelmente ao passar a cultura deste povo aos jovens, visto que as escolas pautam muito mais sobre os países e culturas do exterior.
Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver o impasse. O filósofo Immanuel Kant disse uma vez: "o ser humano é aquilo que a educação faz dele". Pensando nisso, o MEC poderia promover palestras educativas nas escolas, com ajuda dos professores da rede de ensino, para apresentar alguns costumes e artes da cultura indígena. Já o Ministério da Cultura em parceria com a Polícia Militar, poderia promover exposições das obras indígenas em locais públicos, para que todos os cidadãos conhecessem mais sobre este povo, com toda a segurança necessária.