Diante do exposto, pode-se observar que o pensamento eurocêntrico é o potencializador a cerca do problema. Visto que, somos um país com um passado escravocrata, em que os negros eram vistos como inferiores e indignos de respeito, assim causando a margenilização dos mesmos, impedido-os de exercerem cargos importantes, logo, essa etnia sofre nos dias atuais potencializar sua representatividade nesses cargos de poder no Brasil.
Outrossim, observa-se que o pensamento individualista, também potencializa o impasse no Brasil. Logo que a sociedade se habitua , não refletindo sobre a problemática e em meios que possam solucionar o problema. Assim, com esse pensamento muitos não lutam pela visibilidade negra, fechando os olhos em frente ao impasse. Como já dizia Simone Beauvoir "o mais escândaloso dos escândalos é o que nos habituamos a eles", afirmando que a sociedade se habitua e não se move em enfrentar , assim causando um escândalo maior que o próprio problema.
Portanto, medidas devem ser tomadas para solucionar o problema, para isso, cabe ao Governo Executivo, mais especificamente o Ministério da Educação (responsável por administrar e cuidar da educação brasileira) em um parceria mútua com o Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (responsável por articular as políticas e proteção dos direitos humanos), realizar palestra e rodas de conversas sobre a falta de uma visibilidade negra no poder, essas palestras serão realizadas por meio das mídias televisivas e sociais (como REDE GLOBO e YouTube), assim amenizando o impacto do pensamento eurocêntrica e individualista, só assim, poderemos potencializar a parcela de pessoas negras em posições de poder no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.