Avatar do usuário
Por JLoot
Quantidade de postagens
#130397
Na obra “Capitães da Areia” de Jorge Amado, conta a vida de um grupo de amigos de rua, e, quando o personagem Pedro Bala é preso, ele é isolado e descreve o reformatório como um lugar horrível e desolador que não o educou durante o seu tempo preso. Atualmente, num contexto de prisão em geral, essas questões de educação em presídios têm alcançado proporções preocupantes. E, por isso, é imprescindível analisar a necessidade do desenvolvimento pessoal e da educação de ensino médio em todas as prisões.
Nessa perspectiva, é crucial o ensino nas prisões para um desenvolvimento pessoal às pessoas privadas a liberdade. A criação de tal pratica é fundamental porque se isso não acontecer, pode ocorrer que os ex-presidiarios voltem a cometer outro crime. Por isso, vale mencionar que um estudo da USP relatou que 70% das pessoas que cumprem pena de prisão no Brasil reincidem no crime depois de algum tempo em liberdade. Logo, discute-se que a educação nas cadeias pode dar um fim no ciclo de vida de um prisioneiro.
Outrossim, vale ressaltar que as prisões devem ter um ensino de segundo grau, pois é um fato que grande parte dos penitenciários não completaram o ensino médio. Um exemplo fictício disso é na série “Segunda Chamada”, em que uma personagem se matriculou no EJA (Ensino para Jovens e Adultos) porque não havia o ensino médio na penitenciaria que ela estava. Dessa maneira, é necessário que a realidade dos presidiários em ficar presos sem a possibilidade de concluir o período escolar seja acabada.
Portanto, fica evidente a necessidade a criação de instituições escolares no sistema carcerário. Para tanto, o Conselho Nacional de Justiça, deve criar programas de ensino obrigatório aos detentos por meio de aulas do EJA nas cadeias para combater a alta taxa de analfabetização e de pessoas que não completaram o ensino médio. Tal ação deve ensinar os criminosos coisas básicas do ensino médio e fundamental, além de apresentar bibliotecas nos presídios. Assim, as cadeias podem não se tornar desolador como o reformatório de Pedro Bala.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Passe ilimitado
Comentários
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido.
Avatar do usuário
Por JLoot
Quantidade de postagens
#130398
Preciso de ajuda para revisar minha redação. Você poderia corrigir e me dar feedback, por favor? Agradeço desde já! :D :)

@JLoot
0
Avatar do usuário
Por Caiunao
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#130418
E aí? Aqui está:
https://www.mediafire.com/file/j85naq29 ... 8.pdf/file

Espero ter te ajudado! Deus abençoe :)
Aguardo seu feedback da correção.
Explicação das penalizações:

C1: fiquei em dúvida entre dar 120 e dar 160 pontos, mas acabei dando 160. Alguns desvios (mais do que dois) e uma ou duas falhas sintáticas (agora não lembro bem). De qualquer forma, a competência 1 só tolera, para a nota máxima, até dois desvios gramaticais e uma falha sintática.
C2: certinho
C3: achei os argumentos muito pouco explorados e aprofundados, confunde o leitor. Além disso, você meio que falou da mesma coisa nos dois parágrafos de desenvolvimento, a diferença é que no segundo você especifica o EJA. Por isso, marquei 80 pontos ausentes na sua argumentação, sugiro uma análise mais profunda do tema para escolha mais adequada de argumentos e pensar em como vai abordá-los pra evitar lacunas ao leitor.
C4: tava ok, mas um operador foi utilizado de forma incorreta ("Por isso").
C5: não encontrei detalhamento.

No mais, parabéns pela escrita. Tenho certeza que ao menos metade dos desvios pontuados você consegue corrigir facilmente. Siga treinando e evoluindo cada vez mais. Tmj
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
112 Exibições
por thanxxfafa
Sistema carcerário em debate no Brasil
por Maria1909a    - In: Outros temas
0 Respostas 
321 Exibições
por Maria1909a
Sistema carcerário em debate no Brasil.
por Anq    - In: Outros temas
3 Respostas 
192 Exibições
por sammmmm
0 Respostas 
64 Exibições
por carloslobo
0 Respostas 
95 Exibições
por carloslobo
crise no sistema carcerario
por LUCASGP    - In: Outros temas
0 Respostas 
66 Exibições
por LUCASGP
0 Respostas 
63 Exibições
por srcstudy
0 Respostas 
60 Exibições
por Kaleo
0 Respostas 
67 Exibições
por naluz
A crise do sistema carcerário do Brasil
por lais458    - In: Outros temas
2 Respostas 
109 Exibições
por Caiunao

No século XX, surgiu a terceira Revolução Industri[…]

Após a pandemia no Brasil houve queda nos índices[…]

A obra "Abaporu", da pintora Tarsila do […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM