De acordo com o IBGE,cerca de 12 milhões de mães chefiam lares sozinhas e em grande maioria não recebem pensão alimentícia,cujo o abandono do filho entre as idades de 4 a 17 anos sem justa causa-perante a lei pode levar quinze dias de reclusão,além de multa-,cujo o responsável não garantir a educação primária.
Ademais,nesse sentido,diante de uma realidade instável e temerária que mescla conflitos nas esferas muitas das crianças e adolecentes perante ao abandono paternal se sentem desprotegidas.Além disso,as campanhas publicitárias mostram "propagandas de margarina",sendo que a realidade é totalmente diferente.Tudo isso retarda a resolução do empilho,já que o problema só cresce diante de uma sociedade desigual que contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
É evidente,portanto,que há entraves para garantir a solidificação de políticas cujo visem à construção de um mundo melhor.Dessarte,o Governo e o ECA por intermédio de políticas públicas(palestras,campanhas publicitárias),cujo conscientize as famílias e os pais para que cuidem,eduquem e sejam presentes no crescimento de seu filho,fazendo com que os casos de abandono paternal diminua,pois é um direito garantido por lei de que todas as crianças e adolecentes tenham amparo do Estado e familiares.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.