


Em primeira análise, é fundamental pontuar que o empecilho deriva do fraco funcionamento dos setores governamentais, no que se refere a criação de recursos que coíbam tais recorrências. De acordo com o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável pelo bem-estar da população, todavia isso não ocorre no Brasil. Nesse sentido, a ausência de recursos para a escola e para os professores pode levar a condições precárias de trabalho, o que afeta a qualidade da educação e o relacionamento entre o orientador e o aluno, podendo ocasionar atitudes violentas. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, a desigualdade social também pode ser apontada como promotora do problema. Sob tal cenário, o sociólogo Émile Durkheim afirmou que a sociedade deve ser analisada de maneira crítica e distanciada do senso comum. Partindo desse pressuposto, percebe-se que a falta de oportunidades e a exclusão social podem causar comportamentos violentos e criminosos, o que pode ser refletido no ambiente escolar. Portanto, é preciso promover a igualdade social e econômica, visando a melhoria do revés.
Assim, são necessárias medidas capazes de mitigar esse quadro alarmante. Para tanto, o Governo Federam, deve, em parceria com o Ministério da Educação, criar projetos e campanhas contra a violência em ambientes escolares. A ação será viabilizada por meio de divulgações estabelecidas por redes de televisão com o auxílio de especialistas, de forma que se torne uma pauta com importância e relevância social. Desse modo, o impacto nocivo do impasse diminuirá e a coletividade alcançará a hipótese de Zweig.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.