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Por Jonatahpfg
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  • Segundo o filósofo Platão, “O importante não é viver, mas viver bem”. Nesse sentido, na concepção do pensador, a qualidade de vida possui grande valor na existência humana. Contudo, a realidade da sociedade é oposta, visto que a jornada de trabalho vem se mostrando cada vez mais corriqueira, a qual o empregado ficará cansado fisicamente, sendo reduzido o seu tempo de descanso e de possíveis práticas saudáveis. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar à excessiva demanda de trabalho e os prejuízos desse problema no sistema público de saúde.

    Diante disso, devido à globalização, as relações trabalhistas sofreram alterações, já que se produz cada vez mais em um curto espaço de tempo, o que acaba distanciando o trabalhador de práticas saudáveis. Nesse sentido, no verso da música “Livin on a Prayer”, da banda Bon Jovi, "Você vive pela luta quando ela é tudo o que você tem", tal reflexão torna evidente que, na contemporaneidade, o trabalho é colocado em primeiro plano, visto que os seres humanos vivem em um sistema de valorização financeira, no qual se esforçam e se desgastam para poder consumir e obter uma ilusória qualidade de vida. Sendo assim, torna-se evidente que as longas jornadas de trabalho influenciarão diretamente na falta disposição física e mental de um indivíduo.

    Além do mais, o sedentarismo representa um dos principais fatores de risco à saúde pública, ocasionando o aparecimento de doenças degenerativas não transmissíveis. Perante a isso, a falta de atividade física está intrinsicamente associada às internações por enfermidades como diabete e hipertensão, prejudicando o sistema público de saúde, visto que maiores serão os gastos para tratar os problemas dos pacientes. Logo, segundo o provérbio Chinês, "Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje", tal pensamento propicia a ideia de que práticas saudáveis são necessárias, para assim a qualidade de vida não ser somente momentânea, mas sim duradoura.

    Em suma, medidas devem ser tomadas para desenvolver hábitos saudáveis na sociedade brasileira. Dessa maneira, cabe às empresas investirem em profissionais capazes de desencadear nos trabalhadores adaptações necessárias para a obtenção da saúde através de um bom comportamento metabólico. Frente a isso, tal ação será dada por meio da contratação de um nutricionista e um profissional de educação física que desempenhem papel de organizar a rotina dos funcionários, a partir de recomendações nutricionais e de paradas periódicas para exercícios físicos, gerando um estímulo para mudança de hábitos dos colaboradores. Em síntese, diante dessas soluções, o sistema público será menos sobrecarregado com doenças relacionadas ao sedentarismo, apresentando então brasileiros mais saudáveis com uma boa qualidade de vida, assim como é previsto nos ideais do filósofo Platão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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