Diante disso, como dizia Sócrates, “Conhece-te a ti mesmo”, tal reflexão propicia uma interpretação do autoconhecimento, fator essencial para se tornar um bom profissional. Frente a isso, o escritor Daniel Goleman atribui 80% do sucesso das pessoas aos fatores relacionados à inteligência emocional, visto que devido a essa racionalidade será possível realizar com qualidade a sua profissão. Contudo, muitos adolescentes apresentam dificuldade de escolher um lugar ideal no mercado de trabalho, uma vez que essa escolha é feita numa época de transformações psíquicas, gerando conflitos pessoais. Logo, os jovens devem ao máximo tentar entender suas limitações e capacidades, para, assim, obter sucesso profissional.
Além do mais, em decorrência de fatores sociais as pessoas são induzidas à valorização dos grandes cargos e empregos bem remunerados. No entanto, no conto "O livreiro Garnier", do escritor Machado de Assis, é apresentado o personagem Garnier que mesmo em seus últimos dias de vida, não abandona seu trabalho na livraria, devido à satisfação na realização de suas atividades. Apesar disso, a realidade da sociedade atual é oposta, em virtude de os cidadãos procurarem incessantemente o sucesso profissional, agindo de forma irracional quanto às suas vocações, inviabilizando que suas escolhas se conciliem com suas propensões. Logo, é perceptível que nem sempre as melhores opções do mercado de trabalho serão capazes de viabilizar um bem-estar próprio.
Em suma, medidas devem ser tomadas para erradicar a falta de vocação no mercado de trabalho, em evidência no Brasil. Dessa maneira, o MEC deve exigir, por meio de projetos sociais e aulas que abordem sobre a tônica, alternativas didáticas de educação e conscientização acerca da temática. De forma que, a partir desses programas seja possível estimular um lado crítico nos jovens, os quais consigam perceber nas profissões pontos intrinsicamente ligados as suas aptidões. Em conclusão, diante dessas soluções, o Brasil tornar-se-á uma referência quanto ao número de cidadãos em empregos referentes aos seus pendores.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.