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#60947
Vários fatores influenciam na escolha da profissão ou na obtenção de um bom emprego nos dias de hoje. Ademais, atualmente, os jovens traçam uma carreira para se seguir, em que demandará habilidades, interesses, motivações e competências pessoais, as quais esses fatores são denominados de vocações. Em contraponto, muitos estudantes visam somente a ascensão social, muitas vezes, não possuem a propensão necessária para exercer as atividades que sonham, resultando em uma escolha equivocada. Portanto, evidencia-se que os indivíduos sociais devem seguir para carreiras profissionais que exercitem seus pendores.

Diante disso, como dizia Sócrates, “Conhece-te a ti mesmo”, tal reflexão propicia uma interpretação do autoconhecimento, fator essencial para se tornar um bom profissional. Frente a isso, o escritor Daniel Goleman atribui 80% do sucesso das pessoas aos fatores relacionados à inteligência emocional, visto que devido a essa racionalidade será possível realizar com qualidade a sua profissão. Contudo, muitos adolescentes apresentam dificuldade de escolher um lugar ideal no mercado de trabalho, uma vez que essa escolha é feita numa época de transformações psíquicas, gerando conflitos pessoais. Logo, os jovens devem ao máximo tentar entender suas limitações e capacidades, para, assim, obter sucesso profissional.

Além do mais, em decorrência de fatores sociais as pessoas são induzidas à valorização dos grandes cargos e empregos bem remunerados. No entanto, no conto "O livreiro Garnier", do escritor Machado de Assis, é apresentado o personagem Garnier que mesmo em seus últimos dias de vida, não abandona seu trabalho na livraria, devido à satisfação na realização de suas atividades. Apesar disso, a realidade da sociedade atual é oposta, em virtude de os cidadãos procurarem incessantemente o sucesso profissional, agindo de forma irracional quanto às suas vocações, inviabilizando que suas escolhas se conciliem com suas propensões. Logo, é perceptível que nem sempre as melhores opções do mercado de trabalho serão capazes de viabilizar um bem-estar próprio.

Em suma, medidas devem ser tomadas para erradicar a falta de vocação no mercado de trabalho, em evidência no Brasil. Dessa maneira, o MEC deve exigir, por meio de projetos sociais e aulas que abordem sobre a tônica, alternativas didáticas de educação e conscientização acerca da temática. De forma que, a partir desses programas seja possível estimular um lado crítico nos jovens, os quais consigam perceber nas profissões pontos intrinsicamente ligados as suas aptidões. Em conclusão, diante dessas soluções, o Brasil tornar-se-á uma referência quanto ao número de cidadãos em empregos referentes aos seus pendores.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 184

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 184

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 184

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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